segunda-feira, 9 de abril de 2012

As inspirações das cores a partir do olhar da gastronomia

Nós adoramos todas as cores! E quem não gosta? Quanto mais colorido, mais o mundo fica alegre e inspirador. O João Armentano, outro apaixonado pelas cores, vive dando dicas e mais dicas de como deixar sua casa mais viva e alegre usando e abusando das cores, em estampas, na cozinha e nos móveis, paredes, tapetes….


A Brastemp inova o cenário dos eletrodomésticos, hoje dominado pelo branco e o inox, resgatando cores fortes, como o vermelho, amarelo e preto, em sua família Retrô e na linha All Black, para deixar nosso dia a dia mais colorido.


Fonte

Na culinária também quanto mais cores, melhor. Além de deixar o aspecto de um prato mais bonito, as cores dos ingredientes indicam seus benefícios para a saúde. Os alimentos vermelhos, como tomate, caqui e frutas vermelhas, tem licopeno, um antioxidante que pode prevenir certos tipos de câncer. Os de cor laranja ou amarelo (cenoura, abóbora, mamão) tem beta-caroteno, também antioxidante, além da vitamina B-3. Os azul-arroxeados, como as uvas, ameixa e beterraba, possuem ácido elágico, que retarda o envelhecimento. A clorofila das folhas verdes, como agrião, rúcula e couve, tem ação antibacteriana e ajuda a retirar toxinas do organismo.


Fonte


Todo designer e quem trabalha na indústria gráfica conhece a Escala de Cores Pantone. Com um código que indica a mistura entre as cores básicas CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto), a escala Pantone permite criar milhares de cores e tons para impressão. E foi a inspiração para a diretora de arte francesa Emilie de Griottes, apaixonada por cores e pela gastronomia, que produz o blog Griottes, em sua série “paletas culinárias”, criada para a revista francesa de gastronomia Fricotes.


Fonte


São tortinhas feitas com frutas ou outros alimentos, cada uma representando uma cor da paleta Pantone, identificada na base de massa da torta, com corante alimentício sobre a crosta de açúcar de confeiteiro. Cereja, tomate, limão, cenoura, banana, emprestam suas cores características para essas criações de comer com os olhos. E passeando pelo blog de Emilie, você vai achar um monte de fotos lindas de criações culinárias que abusam das cores e formas.


Fonte


Muito bacana, não acham? Agora que estamos entrando no outono, estação que traz novos tons e matizes, que tal prestar mais atenção às cores em nossa volta? Um mundo mais colorido nos inspira e deixa a vida mais linda!


Fonte: http://www.assimumabrastemp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário