terça-feira, 4 de outubro de 2011

Como decorar sua área externa da casa de campo

Diferente da casa de praia que, no meu ver, precisa de mais espaço livro na área externa, a casa de campo é um ótimo lugar para você decorar com plantas, flores, mesas e enfeites. Aproveite sua casa de campo, e decore como você sempre sonhou!

Aproveitar o clima do campo faz bem para a alma e para a saúde, não existe nada melhor do que aproveitar o ar do campo. Que tal aproveitar quando o clima está bom e fazer um almoço ao ar livre? Decorar o jardim da sua casa de campo com um bela mesa pode ser uma ótima idéia.

Quando falamos em mesas, você tem total liberdade na hora de decorar sua casa de campo. Se você prefere decorações mais divertidas, use cores coloridas, para uma decoração da sua casa de campo mais sóbrea, opte por cores neutras ou então, esolha o estilo mais rústico, que sempre combina com uma bela casa de campo.

Se você não tem muito espaço na sua área externa da casa de campo, ou prefere que seja mais um ambiente para relaxar, também temos algumas opções bem interessantes!

Acho linda a combinação banco + verde (plantas, flores …). Vocês não acham que combina? Me dá uma sensação das casas que vemos em filmes. Se o seu espaço na casa de campo não for muito amplo, use essa combinação. Além de ficar charmoso, você já imaginou aproveitar o solzinho da tarde comendo uma fruta no inverno? Tudo de bom!

Fonte: http://www.obravipblogs.com.br

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Decoração - As vantagens do ambiente em cores neutras

Muita gente detesta ambientes em cores neutras: “Aqueles begezinhos sem graça”.. Por isso resolvi falar das vantagens que uma base em cores neutras pode lhe proporcionar em um ambiente, principalmente se vc gosta de variar mas não quer gastar muito nem ter que pintar as paredes cada vez que decide mudar.

(Não estou falando que ambientes em cores neutras são obrigatórios, ou o máximo. Só quero demonstrar como tirar vantagem deles.)

Quando vc decide colocar, por exemplo, uma parede em uma cor forte não neutra, um vermelho por exemplo, além de ter que se preocupar com o impacto que esta cor vai trazer para o ambiente como um todo (impressão de diminuição do espaço, reflexo desta cor em todo o ambiente, etc.) automaticamente vc cria um ponto focal forte, do qual dificilmente conseguirá fugir, além de limitar o leque de cores que poderá acrescentar a este ambiente, pois sempre terá que harmonizar as cores dos demais itens a esta cor. Além disso, deverá diminuir a quantidade de cores diferentes usadas, para não deixar o ambiente “pesado”, principalmente se ele for pequeno.

Nos ambientes acima, poucos e simples elementos em cores que combinam com a forte cor das paredes trazem harmonia ao conjunto. Perceba a importância dos neutros (brancos e beges) que dão uma “descansada” para os olhos.

Já um ambiente neutro é meio como uma tela em branco, não há um item limitante, então permite maior liberdade para variações. Veja o exemplo abaixo, onde usei o quarto que foi transformado este mês na seção Minha Casa Renovada da Revista Minha Casa de Outubro, pela arquiteta Renata Cáfaro (a quem peço desculpas pelos “garranchos” abaixo)

O exemplo é bem simples: mudei somente a cor das almofadas, manta e tapetes. Mas use sua imaginação e perceba o quanto somos livres para mudar o “clima” de um ambiente com base neutra. Ele pode se tornar sensual, quente, refrescante, enfim… modificando somente as cores dos objetos que o compõem. Se vc acrescentar ou modificar objetos então, imagine a versatilidade!

Se a cabeceira tivesse a parede em vermelho, qquer modificação levaria obrigatoriamente em sua composição este elemento quente e marcante, o que influenciaria o conjunto final fortemente.

O que estou falando se aplica menos a cores como marrons, beges e cinzas escuros nas paredes, pois estas são cores mais “neutras”.

Então, pegue o seu ambiente “begezinho” e faça o mesmo! A cada semana vc pode ter uma sala nova!

Fotos dos sites e blogs: Casa abril, schoener-wohnen e decoratrix

Fonte: http://www.simplesdecoracao.com.br

Pequenas reformas, grandes mudanças

Texto Guilherme Mota
Quer mudar o astral da sua casa sem precisar reformar tudo? Combine criatividade, bom gosto e mudanças pontuais e consiga resultados impressionantes em todos os espaços do lar. E o melhor, sem muito custo.























1- Espelhos para ampliar
Eles são curingas na decoração. Trazem amplitude e iluminam o ambiente. Além disso, quando bem utilizados, trazem sofisticação e nunca saem de moda, como neste projeto da decoradora Vera Teixeira. Combinado ao revestimento de MDF, o espelho aumentou ainda mais a sensação de espaço no apartamento de 80 m².

Projeto e execução, Vera Teixeira; móveis planejados, Todeschini. Foto Alexandre Dotta.











2 - Nichos para decorar

De marcenaria, gesso, ou mesmo construídos na alvenaria, os nichos têm a vantagem de trazer atenção para um determinado local. Velas, plantas, livros, vasos – tudo cabe nestes pequenos espaços de decorar. Aqui, a designer de interiores Paula Gambier aproveitou a jovialidade do morador – um estudante de economia, para criar inúmeros nichos, tanto embutidos quanto sobrepostos às paredes, que trazem mais movimento para o espaço. O interessante é poder trocar com a frequência que desejar os objetos decorativos.

Projeto, Paula Gambier; iluminação, Puntoluce; tapete, Manufatura; cortinas, Casa Mineira; acessórios, Oficina da Arte, Zona D e By Design. Foto Euclides Yamamoto.




















3 - Roupa nova nas paredes

Cansou do aspecto da parede? Quer dar vida nova para a sala? Os revestimentos permitem transitar entre combinações de cores, texturas e estilos variados e únicos. Todos os espaços da casa podem se beneficiar deste recurso. Esta cozinha, projetada pela arquiteta Luciana Tomas, recebeu um painel laminado texturizado, opção que trouxe higiene e praticidade.

Projeto e execução, Luciana Tomas Arquitetura; armários planejados, Elgin Cuisine; pisos Eliane; eletrodomésticos, Electrolux; bancos e objetos, Etna; mármore, Aluminex. Foto Adriana Barbosa.

















4 - Composição clean

Lidar com os fios dos aparelhos elétricos na sala, no quarto e no home office pode ser mais fácil do que parece. Para computadores, televisores, luminárias e a maioria dos equipamentos, que já têm posições determinadas no ambiente, é possível planejar caminhos para os fios. O segredo é utilizar móveis inteligentes, com espaços e calhas escondidos, como neste projeto da Carmello Arquitetura, que adicionou – sob a bancada de estudos – um painel específico para receber toda a fiação dos equipamentos.

Projeto, Carmello Arquitetura; gesso, Embragesso; marcenaria, Reinaldo Gama; tapete, By Kamy; iluminação, Estiluz; vidraçaria, RB Vidros. Foto Ricardo Novelli.

















5 - Reformar aquele móvel antigo

Dê uma bela repaginada naquele móvel de família e invista em novas cores e texturas, de acordo com seu interesse. Nas mesas, é possível reformar ou trocar os tampos, renovando tons e, também, materiais. O mesmo pode ser feito com poltronas, cadeiras e sofás, que podem receber nova forração, mais atual e sintonizada com as tendências, como nesta sala, reformada pelas arquitetas da AE arquitetura. o sofá, que foi aproveitado da residência anterior do casal, recebeu o apoio de blocos revestidos com espelhos, uma criação sofisticada para renovar o ambiente.

Projeto AE arquitetura; tapetes, Fio sobre Tela; sofá, mesa de centro e poltronas, Breton; iluminação, Light Center; tela, Ilca Braggion; objetos de decoração, Cecilia Dale e Home Marché. Foto Adriana Barbosa.

















6 – Brincar com detalhes na parede

Espelhos de tomada são um exemplo de que os pequenos detalhes podem revelar muito sobre o cuidado com o acabamento da casa. Pequenos, versáteis e muito influentes visualmente, uma simples troca por modelos mais novos e criativos, ou apenas para eliminar espelhos mal afixados e velhos, pode renovar o astral da casa. Aqui, o arquiteto Luiz Grabowsky integrou o pequeno espelho branco, simples, à identidade da parede do quarto, pintada em azul-turquesa com delicadas flores brancas.

Projeto, Luiz Grabowsky; papel de parede, Orlean; cama, Quarto Composto; tecidos, Espaço Multi; roupas de cama e cortina, Oficina 2. Foto Sidney Doll.






















7 - Boas sacadas para as plantas

As sacadas são um espaço excelente para abrigar plantas e trazer mais vibração para a casa. Nesta sacada, a arquiteta Camila Vieira Santos investiu em conforto para passar o tempo junto ao verde, que inclui até uma jabuticabeira. Os sofás Bali, criados-mudos e luminárias criam um clima aconchegante e convidam a um bom momento de relaxamento.

Projeto, Camila Vieira Santos; sofá Bali, aroeira; tecidos; JRJ Tecidos. Foto Rachel Guedes.





















8 - Descobrir o potencial das cortinas

Quando as cortinas surgiram, tinham o objetivo de controlar a luz e proteger do frio. Atualmente, são um importante elemento de decoração e trazem aconchego. Quartos e salas podem ganhar muito com o acessório, como neste projeto de Aline Cobra, que se utilizou de toda a leveza da cortina para completar o estilo clássico do quarto de casal.

Projeto, Aline Cobra; marcenaria, Decor Friend's; tapeçaria, La Belle Bergere; luminárias, Oficinna Design; carpete, Aeropisos. Foto Euclides Yamamoto.


















9 - Rodapés altos e imponentes

Os rodapés altos, acima de 20 cm, estão com tudo. Surgem como uma nova proposta de divisão do espaço, principalmente para amenizar pés-direitos muito altos, que podem remeter a uma sensação de vazio. Chegam também como forte alternativa para áreas frias e espaços que precisam ser frequentemente lavados, deixando mais prática a manutenção de qualquer ambiente. É o que fez a arquiteta Claudia Schneider neste lavabo, aproveitando o rodapé duplo para facilitar a limpeza.

Projeto, Claudia Schneider; aplicação de fibra na parede, Wall Covering; pastilha de vidro, Vidro Real; espelhos e tampo de vidro, Coveb Vidros; cuba e torneira deca, Art Center. Foto Euclides Yamamoto.




















10 - Encher a casa de luz
Sem agredir os olhos, a iluminação indireta proporciona conforto visual. Embutidos em sancas ou atrás de painéis, é um recurso muito versátil para mudar o ambiente e dar cara nova aos espaços da casa de uma forma delicada e bela, como neste projeto de Domingos Darsie, utilizando lâmpadas sob o painel em marcenaria para criar um efeito cênico.

Projeto de arquitetura e luminotécnico, Domingos Darsie; decoração, Gisele Gaiozo; persiana, Luxaflex; marcenaria, Villa Bella Movelaria; gesso, Gesso Rochedo. Foto Alexandre Dotta.