sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cimento Transparente: Inovação para construções mais sustentáveis

Não dá pra falar em arquitetura sustentável sem falar sobre os novos materiais de construção: a pesquisa nas universidades e nas indústrias vem gerando inovações nas composições dos materiais, agregando funções e características antes inimagináveis para os produtos!

Um belo exemplo disso, que vai abrir a série sobre materiais inovadores, é o cimento transparente.

O cimento transparente foi criado pelo arquiteto italiano Giampaolo Imbrighi em parceria com a empresa Italcementi. O i.light® (nome oficial do produto) é um painel de concreto com pequenos orifícios, distantes entre dois e três milímetros, que são preenchidos com resina.

Isso possibilita 20% de transparência, possibilitando muita economia de energia elétrica nas edificações. Esse painel pode ser usado nos fechamentos de paredes (substituindo a alvenaria), no piso, escadas, terraços ou como elemento decorativo.


O i.light® ainda é um produto conceitual, mas que já vem sendo aplicado em alguns edíficios institucionais italianos, como o pavilhão da Itália na Expo Shangai 2010. Seu custo é um pouco maior que os painéis de concreto comuns, mas bem menor que os painéis de fibra ótica, que ainda gastam energia elétrica.

Esperamos em breve poder contar com esse material tão inovador aqui no Brasil!


A transformação de uma casa do século XVI

Alemanys 5 by Anna Noguera SQ

arquiteto de Barcelona Anna Noguera converteu uma casa do século XVI, em Girona em dois apartamentos contemporâneos.

Alemanys 5 by Anna Noguera 1

A conversão utiliza uma paleta de aço, concreto e carvalho.

Alemanys 5 by Anna Noguera 2

A casa mantém a sua "badiu" tradicional ou varanda coberta e uma piscina foi adicionado no jardim murado.

Alemanys 5 by Anna Noguera 4

Alemanys 5, que tem vista para a Plaça de Sant Domènec na cidade medieval catalã do trimestre, podem ser alugados por meio de boas-vindas Beyond .

Alemanys 5 by Anna Noguera 5

Fotografias por Duch Enric.

Veja aqui algumas informações de boas-vindas para além do texto, mais do arquiteto:


Arquiteto: Anna Nogueira ( www.annanoguera.com )

Localização: Carrer Alemanys, 5 Girona 17004

Alemanys 5 by Anna Noguera 6

Descrição

Localizado na parte central do bairro medieval de Girona, no âmbito da primeira parede e com vista para a Plaça de Sant Domènec, é a propriedade Alemanys 5, cujo edifício original data do século XVI.

Alemanys 5 by Anna Noguera 7

A sua recente restauração integra antigos e novos, onde as linhas sóbrias e limpas olhar para o gozo dos elementos essenciais, tais como espaço, luz, sombra, fogo, pedra, ou o silêncio.

Alemanys 5 by Anna Noguera 8

Apartamentos

"El Badiu" (a varanda) é um duplex com 180 m2 em dois pisos superiores equipado com uma suíte master suites e duas crianças, sala de jantar, cozinha, grande sala de estar com lareira e varanda, um terraço espectacular, virada para sul com vista exclusiva sobre o bairro antigo. Ele dorme até 5-6 pessoas.

Alemanys 5 by Anna Noguera 9

"El Jardí" (The Garden) é um apartamento de 100 m2 equipada com dois quartos duplos, uma espaçosa casa de banho, uma sala grande com kitchenette e um belo jardim privado, com solário e piscina. Ela acomoda 4-5 pessoas. A casa também pode ser alugado como uma unidade inteira, com 5 quartos de dormir 10-12 pessoas.

Alemanys 5 by Anna Noguera 10

Amenities

Parque de estacionamento, elevador, lareira, TV staellite, DVD, aparelhagem e acesso à Internet. Diário de cozinha e serviço de limpeza está disponível mediante solicitação.

Alemanys 5 by Anna Noguera 11

Interior

Mobiliário: www.pabordia.com

Lightning: www.susaeta.net

Cozinha: www.albertaubach.com

Alemanys 5 by Anna Noguera 3

Ana Nogueira, arquiteto da Alemanys 5:

"A reforma tem sido abordada como uma busca de características mais intrínsecas da própria construção, enquanto o prédio está livre de acréscimos, elementos de superfície e das reformas recentes, interpretando os elementos antigos não tanto através de uma ótica histórica, através de suas qualidades arquitetônicas.

Alemanys 5 by Anna Noguera Plans 1

Clique acima para ampliar a imagem

Alemanys 5 está situado na parte mais antiga de Barri Vell Girona (Antigo Distrito) dentro da área das muralhas primeiro. Sua localização no Alemanys calle é especial porque está na frente de um dos fados antigos do muro, o portão de Rufina, que oferece vistas da casa para o convento de Sant Domènec e de lá para a casa, com a visão do Catedral como pano de fundo. Embora seja difícil determinar a antigüidade dos corpos construídos, as datas mais importantes da reforma do século XVI. Mais tarde, ela sofreu muitas outras reformas e acréscimos que desfiguravam a volumetria original.

Alemanys 5 by Anna Noguera Plans 1

Clique acima para ampliar a imagem

O site consiste de um corpo interno e um jardim lateral, com a fachada que dá para a rua. Dois eixos estrutura do edifício, uma que dá para a rua e outra para a parte interior do terreno, com fachadas cruzou dão para o pátio e jardim. Um grande alpendre coberto, ou "badiu", coroas a fachada da rua e é um dos elementos mais característicos da casa. No pátio, uma antiga cisterna coleta de águas pluviais do telhado.

Alemanys 5 by Anna Noguera Plans 3

Clique acima para ampliar a imagem

O novo layout respeita a lógica da estrutura para adaptá-lo às novas exigências funcionais. No piso térreo, a partir da porta principal, o vestíbulo e pequenas lojas são acessados, no primeiro andar estão uma habitação com uma saída ao pátio e jardim, e os segundo e terceiro andares acomodar uma casa duplex, com a zona de noite no piso inferior e sala e cozinha no piso superior para proporcionar vistas e um terraço coberto.

O projeto está organizado em torno de dois eixos que estruturam o plano do chão. A escadaria foi deslocado para colocá-lo ao lado do elevador, no espaço intersticial entre as duas linhas de direção do eixos. Este espaço é configurado como a articulação que gera todo o layout.

A remodelação foi feita com muito poucos materiais: concreto, ferro e madeira de carvalho. As peças forjadas são expostos. Eles são em betão com cofragem de madeira, ou vigas de madeira e enchimentos de vigas para o telhado. Vergas e coroamento dos muros de pedra são executados em chapa de aço um centímetro de espessura.

O espaço de escada e elevador é forrado em painéis de aço Corten para diferenciá-lo como um espaço de articulação. Os pisos da escada e eixo dianteiro estão cobertos de tábuas de madeira e as do eixo de volta em concreto polido. As paredes de pedra estão expostos tanto no exterior como no interior, com especial atenção para a textura, cor e execução da junta. As pedras de revestimento de construções demolidas são recuperados para o revestimento do pátio da cisterna. Buscou-se preservar a cor natural e textura dos materiais, a fim de melhor integrá-los com a cor ea textura das pedras.

O jardim, enquadrado por muros de pedra de altura, é formalizada em três planos consecutivos que vão desde a mais difícil de suaves: a grama, concreto e água. A zona pavimentada contígua à casa é de concreto planeado e é coberto por um conjunto de cabos para que a glicínia pode subir. O plano de relva, acabaram com um perfil de aço, flutua sobre a água da piscina. É como um reservatório, escuras e que transborda e desaparece, refletindo o muro vizinho. "