sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

8 truques que os pintores de paredes não contam para você

Mix de cores

Calcule a quantidade de latas de tinta que você vai usar. Se elas forem de lotes diferentes, pode haver uma diferença no tom da cor. Aí faça como os profissionais: misture tudo em um recipiente para igualar os tons e só então pinte.

Que papelão

Para cobrir o chão, jamais use plástico. Você vai acabar pisando na tinta úmida e sujando a casa. Quem conhece o assunto usa papelão ondulado, que é barato, absorve a tinta que cai e faz com que ela seque mais rapidamente.

Clima ameno

Confira a previsão do tempo. Se o clima estiver muito úmido, a tinta não seca. Já se o ar estiver seco ou quente, a tinta não se espalha e a parede fica manchada. Por isso, evite dias com umidade menor de 10%.

Esfrega

Limpeza é fundamental para evitar manchas na nova pintura. Se a parede estiver somente suja, água e detergente nela. Se estiver com mofo, use água sanitária. O desenho lindo que aquela criança pintou na parede com caneta colorida pode ser apagado com álcool. Já os rabiscos de caneta esferográfica só saem mesmo lixando

No rodapé

Compre a fita crepe mais grossa que você encontrar para cobrir o rodapé. Tire o pó para que a fita grude melhor, e passe uma régua para garantir a aderência. E nada de lambança: comece pintando o centro da parede para então puxar a tinta em direção ao rodapé. Assim o pincel chega mais "seco" no chão.

Dobradura

Vai pintar a porta? Preste atenção nas dobradiças! Para protegê-las, passe vaselina líquida, que vai deixálas oleosas e impedir que a tinta grude.

Raspadinha

Proteja a moldura da janela com fita crepe, mas nem perca tempo cobrindo os vidros. Eles só sujam com os pingos da tintura do teto. Para evitar isso, não passe o rolo em direção à janela, role no sentido contrário. Se mesmo assim caírem gotas, é simples: passe uma espátula de plástico para remover a tinta quando já estiver seca.

Truque de mestre

Primeiro passe um pincel nos limites da parede. Antes de deixar a tinta secar, já complete a área com o rolo. Espere 3 horas e repita a aplicação. A segunda demão elimina as diferenças entre os cantos, que foram pintados com pincel, e o centro, pintado com rolo.

Fonte: http://super.abril.com.br/cotidiano

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aproveitando a luz do dia de forma elegante e moderna

Texto Carolina Paiva e Laura de Biagio | Fotos David Livingston

Dizem que a pressa é inimiga da perfeição. Diante dessa bela morada, é possível imaginar que Deborah Lipner buscou a materialização do famoso ditado popular. Situado no bairro de Pacific Heights, em São Francisco, na Califórnia, a construção está no topo de uma colina com vista para a Baía e todos os museus, restaurantes e atrações históricas dessa intrigante cidade cosmopolita, conhecida pelos seus bondes e pela ponte Golden Gate.

Como uma penthouse, o espaço ocupa os dois últimos andares de um antigo sobrado e foi idealizado para promover o entretenimento e o convívio social. O primeiro pavimento, que aparece no mesmo nível da entrada, é composto por sala de estar, sala de jantar, cozinha e dois quartos com banheiros. Cores fortes e marcantes, além de texturas diferenciadas, delimitam a decoração e mantêm a linguagem de uma sala para outra.

No estar, cadeiras estofadas e customizadas de marrom e preto são usadas para a composição sóbria, com o toque do laranja aplicado nos bancos. Já a estante construída em volta da TV é uma chance de destacar os objetos interessantes da família.

Na sala de jantar, o sofisticado contraste do preto com o laranja é a grande atração. Na parede, quadros de diferentes espécies de folhas estão simetricamente posicionados. As plantas e o tapete de sisal se encarregam de quebrar a duocromia do ambiente.
Na cozinha, predominantemente clara, objetos e eletrodomésticos com acabamento em inox dão toque de sofisticação em tom moderno, enquanto a iluminação sobre os armários cria uma ambientação alaranjada e aconchegante, que harmoniza com o restante da casa. Com muitos armários, eletrodomésticos embutidos e balcão para refeições rápidas, a cozinha ganha o trunfo da praticidade e economia de espaço.

Já no andar superior, que preserva a intimidade e a privacidade do casal, estão o home office, a suíte máster e um acolhedor deque no telhado. Do home office, localizado no último andar, é possível avistar grande parte da cidade. O tapete com estampa de ondas sugere uma divertida sensação de relevo no piso. A formalidade do local fica por conta da mesa com tampo de vidro laminado, que filtra o calor e a radiação, e das poltronas brancas com pés de inox.

Integrado ao dormitório, o último espaço foi construído a partir de uma ampla abertura na parede, onde anteriormente existia apenas uma pequena saída de emergência. Ainda no recanto do casal, decorado para promover o aconchego, as amplas aberturas permitem a vista privilegiada de toda a redondeza ao mesmo tempo em que o contorno formado por grandes vasos e jardineiras simulam um muro e cuidam da privacidade do casal.