Fonte: http://casa.abril.com.br
Reportagem Visual Tiago Cappi e Helena Cardoso (assistente)
No projeto original, o sobrado tinha sala e cozinha separadas por paredes e reservava uma área externa para o botijão de gás. Mariana transformou o lugar em lavabo e nicho para acolher armários e geladeira. A ventilação desse banheiro ocorre por um duto instalado sobre o nicho do eletrodoméstico. No fundo da casa, a edícula deu lugar ao quintal.
No piso de cima, os três quartos deram lugar a uma grande suíte e ao escritório de Mariana, voltado para a rua. O banheiro do quarto da arquiteta foi construído sobre a área do novo lavabo e do nicho da geladeira, posicionados no térreo. "Ganhei 8 m², divididos em dois pisos", diz. O cálculo estrutural da varanda metálica, assim como dos pórticos, foi feito pela Minuano Engenharia.
Texto Regina Galvão
Fotos Marco Antonio
Ilustrações Carlos Campoy

"A integração entre as áreas internas e externas proporciona uma deliciosa sensação de liberdade. Sem contar que ganhei um céu só meu para curtir no quintal", declara a moradora Mariana Andersen, arquiteta. Formada em arquitetura pela Universidade Mackenzie em 2007, Mariana Andersen divide hoje o Estúdio Casa 14, em São Paulo, com a sócia, Mariana Guardani, que a ajudou a escolher as peças decorativas da casa. Em seu tempo livre, gosta de ler, ver filmes e receber os amigos.

Este sobrado dos anos 1960 nunca havia passado por uma reforma. Embora bastante deteriorado, tinha pé-direito alto e uma boa estrutura, qualidades que atraíram a atual proprietária. Foram necessários sete meses de obra para renová-lo completamente.

Peças baixas e confortáveis, a exemplo do estofado do Espaço 204, definem a decoração. Dessa forma, o mobiliário não barra a visão dos espaços integrados. Mesas de ferro da Casamatriz.

O elemento de concreto acompanha os 3,90 m da lateral da casa e assume diversas alturas, servindo de apoio para livros, banco e bancada de pia. Poltronas da Casamatriz e serigrafias de Ivan Serpa (Arterix).

Demolido, o modelo anterior, que ocupava a mesma área, deu lugar a esta escada de estrutura metálica, que dialoga com as vigas aparentes, também de ferro. Tapete e almofadas de Fernando Jaeger.

Foto de Evelyn Müller (Dbox) e cadeiras da Tok & Stok.

Na área molhada, surgem faixas de ladrilhos hidráulicos em recortes no piso de peroba-rosa. As peças, com desenhos de Flávio de Carvalho (1899-1973), são da Dalle Piagge. Mesa da Espaço 204 e pendente da Futon Company.

Com 28 cm de profundidade (Sobmedida Marcenaria), elas ocupam o vão que surgiu com a criação do nicho da geladeira (Dbox). O balcão tem 40 cm de profundidade. Bancos da Marcenaria Baraúna, objetos da Spicy e da Benedixt.

A antiga edícula deu lugar a uma simpática área externa, com rede, apoio para o café da manhã e chuveirão. Cadeiras Deliciosa, de Fernando Jaeger, e mesa da Tok & Stok. O pai de Mariana se encarregou do paisagismo.

No lugar da janela, um vão com portas de correr: a mudança possibilitou instalar uma varanda metálica no local (Rack Accima). Poltrona orgânica e mesinha da Benedixt, mancebo da Fas, luminária da Arterix e tapete da By Kamy.

A cama de décadas passadas rejuvenesceu graças à nova pintura (Estúdio Glória). A dupla de mesas italianas cria um contraponto de épocas (Benedixt). Abajur da Faz e roupa de cama da Trousseau.

Este modelo da Ouro Fino, com apenas 90 cm de comprimento, se ajustou perfeitamente à largura do banheiro. O lavatório fica no quarto para possibilitar uma bancada mais espaçosa. Pastilhas da Jatobá.

Sem paredes divisórias, o quarto da frente virou o escritório de Mariana, com mesa e cadeira de linhas retas da Etel Interiores. Os arranjos de flores da casa levam a assinatura de Yáskara Idemori Jaeger.

