Para os dias mais frios a utilização de uma fonte de calor é sempre bem vinda além de oferecer visual charmoso proporciona sensação de aconchego e bem estar. A lareira é um item muito requisitado para estações mais frias ou quedas de temperaturas inesperadas. As lareiras fazem parte de um ambiente campestre, sendo associada aos chalés, casa de fazenda ou de campo que oferecem estilo rústico. A instalação dessa alternativa para os dias frios era limitada a alguns ambientes, mas com o passar dos anos este elemento foi inovado e ganhou adequações.
A lareira ecológica é uma opção de lareira muito funcional. Estas lareiras são portáteis, não é necessário a utilização de lenha nem é preciso chaminé, pois esta lareira não emite fumaça. É aquecida através da combustão de bioetanol uma energia considerada renovável por ser natural e  ficar no ambiente como gás carbono em quantidade mínima. A lareira ecológica não emite odor tem design sofisticado e tamanho reduzido o que permite a instalação e acomodação em qualquer ambiente da casa seja interno ou externo como sala de estar, sala de jantar, quartos, varanda, terraço e deck de madeira.
Além de funcional são bonitas o que permite estética singular a residência, mesmo quando desligada a lareira compõe a decoração do espaço. Essa lareira oferece nível elevado de temperatura e tem a vantagem de reter melhor o calor, pois as lareiras tradicionais feitas de alvenaria perde quase metade do calor nas chaminés ou dutos de saída da fumaça. Veja alguns modelos: