quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Casa do futuro à prova de furacões

imagem: Greenstyle



Os cientistas mais conceituados do mundo continuam a dar péssimas notícias sobre o futuro do nosso clima. Ciclones, tempestades, secas prolongadas e inundações, segundo eles, serão cada vez mais frequentes nas próximas décadas. E como vamos sobreviver a tudo isso? Mas já temos uma boa notícia: um escritório de Hong Kong pensou numa ideia fantástica para pelo menos nos deixar dormir mais tranquilos.

“Tornado House” é o nome do projeto de uma casa capaz de enfrentar as condições meteorológicas mais extremas. Equipado com mecanismos de alta tecnologia, ao primeiro sinal de problemas, alavancas de comando hidráulico escondem a moradia abaixo do solo, fora da ira da natureza! Uma vez que a casa é subterrânea, o telhado impermeável bloqueia a entrada de água e de vento, evitando danos à estrutura. Sensores climáticos poderão dizer quando é seguro emergir novamente, e expor os habitantes ao ar livre e à luz do sol.

Segundo os arquitetos da 10 Design, a construção aerodinâmica poderia facilmente suportar ventos de até 240 km/h, e com uma produção em massa. Para eles, a forma mais segura para se proteger de cheias é cavar um buraco no chão e não elevar a casa para cima, pois assim a segurança poderia falhar dependendo do nível e da força da água.

A empresa acredita que bairros inteiros poderiam ser construídos assim, com uma série de casas sensíveis ao clima que se poderiam “retrair” antes de as coisas ficarem piores. “Tornados e tempestades podem soprar com toda a sua fúria, enquanto todo o bairro dorme em segurança”, disse Ted Givens ao TreeHugger.

Esse projeto de arquitetura mostra-nos como há a necessidade de uma mudança urgente na forma ultrapassada como construímos as nossas casas. Uma vez que as previsões climáticas não vislumbram um futuro tranquilo, temos de começar a pensar na segurança da população para sobreviver às surpresas do clima.

Casa do futuro à prova de furacões-1

Casa do futuro à prova de furacões-2

Casa do futuro à prova de furacões-3

Imagens: Greenvana

Veja um vídeo da casa em movimento:

Fonte: http://pelanatureza.pt