terça-feira, 23 de agosto de 2011

Objetos da Irreverência

Irreverência e elegância: é assim que a Furf Design Studio define o que cria. E certamente tenho que concordar. No mercado desde 2009, o estúdio faz uma nostálgica e saborosa viagem aos bons tempos da infância, resgatando o que dela sobrou de melhor em nossas lembranças. Seus produtos são tão divertidos que não me contive em pulicar apenas um, embora entre eles eu ainda tenha o meu preferido. Com vocês: "A Banqueta Anjinho", "A Vingança do Porquinho" e "Os Vasos Escorridos".

A "Banqueta Anjinho" dispensa explicações, né?! Um jeito absolutamente maravilhoso de deixar os nossos anjinhos queridos com asas para soltarem a imaginação enquanto desenham e escrevem.

"A Vingança do Porquinho" brinca com os clássicos (e sempre presentes aqui) cofres em formato de porquinho. Indignado com o eterno quebra-quebra contra os seus, ele resolveu se defender dos vilões e armou-se de um estiloso martelo dourado. O problema é que o martelinho só facilitou a vida de quem quer pegar suas economias.

"Os Vasos Escorridos" brincam com duas coisas que aparentemente não combinam: porcelana e derretimento. O pessoal da Furf porém, fez a mistura dar certo! O resultado são modernosos vasos de tamanhos variados que parecem realmente estarem derretendo nas superfícies onde se encontram. Trazem humor e descontração tanto em descontraídos ambientes externos quanto em compenetradas áreas internas.


Fonte: http://www.bemlegaus.com

A arquitetura não linear de Zaha Hadid

No final da década de 80 surgia um movimento pós-moderno caracterizado pelo desenvolvimento de uma arquitetura não linear, funcional e extremamente inteligente. Uma linha de raciocínio focada na fragmentação de elementos e estruturas, distorcendo por completo a maior parte dos princípios dessa ciência. Um caos controlado, imprevisível, estimulante e inspirador. Neste ousado cenário está o trabalho de Zaha Hadid.


Nascida em Badgá, Zaha estudou matemática na AUB, em Beirute, e depois foi direto para a Architectural Association de Londres (onde mais tarde se tornaria professora). Vencedora de diversos concursos internacionais, alguns de seus notórios projetos nunca chegaram a ser construídos, como o The Peak Club (Hong Kong, 1983) e a Cardiff Bay Opera House (Wales, 1994).

Grande parte da obra de Zaha é conceitual e nunca saiu do papel. O que não diminui sua influência no mundo: a arquiteta já foi eleita pela Forbes como a #69 do “The World’s 100 Most Powerful Women”; indicada pela Time como a “Influential Thinker” de 2010; apontada como #42 do “The World’s 50 Most Influential” pela The British.

Mas como sabemos, não dá pra viver exclusivamente de projetos no papel. E entre os projetos desenvolvidos (e construídos) pelo Zaha Hadid Architects (escritório da moça em Londres, com mais de 350 funcionários), estão alguns trabalhos impressionantes, como a Puente Pabellón (Zaragoza), a Pista de Ski Bergisel (Innsbruck), a Vitra(Weil am Rhein) e o Centro de Arte Contemporânea (Ohio).

Outras criações curiosas (algumas são até fáceis de encontrar para quem quiser comprar) são produtos do nosso cotidiano, como torneiras, sofás, luminárias, sandálias (sim, meninas, é da Melissa) ou mesmo uma mesa de jantar do tipo “Minority Report”. :)

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ilhas Maldivas terá ponte flutuante

Estrutura será sustentada por plataformas circulares de aço, que serão presas por cabos de até 66 m de comprimento fixados ao fundo do mar

Mauricio Lima

Até 2013 deve ser iniciada a construção de uma ponte flutuante nas Ilhas Maldivas, no Oceano Índico. A construção deve ligar a ilha Gulhi Falhu à ilha de Vilingili. A ponte, já aprovada pelo governo, terá 330 m de extensão e será sustentada por plataformas de aço circulares de 4 m de diâmetro e ocas, semelhantes a "patas", para flutuar. De acordo com o arquiteto Jorge Moura, do escritório holandês de engenharia e arquitetura Royalhaskoning, "a inspiração veio de um pequeno inseto que tem um corpo leve e pequeno e consegue flutuar com suas quatro patas grandes e que se mantêm suspensas com a tensão superficial da água".

Divulgação: Royalhaskoning

Ponte flutuará sobre plataformas ocas

As plataformas de aço serão preenchidas com gás para evitar sua corrosão. Mas, segundo o arquiteto, ainda está sendo estudada a possibilidade da utilização de um outro material em substituição ao aço. A ponte em estrutura metálica terá uma via em sentido único e uma via para pedestres e bicicletas. Será formada por seções de 20 m de extensão com duas plataformas cada, somando 16 pares ao todo. Para se manter na posição, cada plataforma será presa por dois cabos fixados ao fundo do mar, que em alguns pontos pode chegar a até 66 m de profundidade. "Um design convencional implicaria em fundações gigantescas no fundo do mar, que não são só caras e complexas, mas teriam um grande impacto negativo em qualquer forma de vida existente naquele espaço", diz Moura. "Olhando para as Ilhas Maldivas, você pode encontrar um grupo de ilhas deslumbrantes, rodeadas por uma quantidade imensa de água. Me parece natural que eu queira utilizar essa água de algum modo como um suporte estrutural para a ponte", acrescenta. Plano Geral A ponte faz parte de um plano geral desenvolvido pelo arquiteto Jorge Moura, do escritório holandês Royalhaskoning, para uma área de 1,1 milhão de m² da ilha. Ainda está sendo estudada a construção de outra ponte, dessa vez com 1.400 m de extensão, que seria executada somente após a construção de todos os equipamentos previstos no plano geral. O projeto realizado pela Global Projects Development Company prevê, em cinco anos, a construção de 2,5 mil casas, um shopping center, um campus de 100 mil m² para uma faculdade, um hospital, um complexo de escritórios e áreas de lazer com campo de golfe e uma praia pública. Todas as estruturas da ilha serão construídas de modo a evitar problemas com marés altas e ondas. Além disso, cinco pequenas ilhas, chamadas "cinco maravilhas", serão transformadas em espaços verdes abertos para a população. A fase 1 do projeto já foi finalizada e a segunda fase deve ser iniciada em setembro.


Divulgação: Royalhaskoning

Ponte terá 330 m de extensão

Divulgação: Royalhaskoning

Ponte terá rodovia de sentido único e via para pedestres e bicicletas

Divulgação: Royalhaskoning

Corte da ponte no ponto mais profundo do trajeto


Divulgação: Royalhaskoning

Vista aérea do plano geral


Fonte: http://www.piniweb.com.br