quarta-feira, 4 de julho de 2012

Banheiras em banheiros pequenos

Texto Ana Alice Santos | Fotos Rodrigo Estrella e Divulgação | Adaptação Ana Paula de Araujo

Instalar banheiras em ambientes muito pequenos não é tarefa impossível. Veja como quatroarquitetos deram jeito para transformar esses banheiros em espaços de puro relaxamento:

 

Com ofurô
arquiteta Lucia Helena Bellini precisou adaptar o espaço no banheiro para instalar um ofurô para um senhor japonês. O ambiente, de dimensões predeterminadas, teve o box (0,80 x 1,70 m) dividido em duas partes: a área do chuveiro e a do ofurô. “Como a peça não seria decorativa, o box foi feito com vidro serigrafado branco, ou seja, com aparência fosca, para disfarçá-la quando as portas estivessem fechadas”, explica.

 O espaço de 4,95 m² tem porcelanato 40 x 40 cm no piso e nas paredes, e bancada de mármore crema marfil de 1,90 m de comprimento com duas cubas sobrepostas brancas. O gabinete, de MDF laqueado branco acetinado, conta com cavas para abertura em lugar de puxadores. Para a instalação da peça de fibra de vidro (0,67 x 0,67 x 0,82 m) foi preciso instalar uma torneira com misturador. A manutenção da temperatura da água é feita por meio de um aquecedor/ebulidor fornecido pelo fabricante.


Projeto e execução: Lucia Helena Bellini; ofurô: Kaden; cuba: Deca; pia de mármore: Polo Mármores; piso e parede: Gyotoku.

 

Ideal para relaxar
O ambiente de 5,35 m², reformado pela arquiteta Andrea Pontes, destaca-se pela presença da banheira Jacuzzi. Embora pequeno, ficou confortável e ideal para o relaxamento. “O banheiro não tinha muito espaço. O objetivo da reforma foi trocar os revestimentos antigos e, como tínhamos problema com a falta de área, a solução foi manter o chuveiro sobre a banheira, como era antes”, explica. A banheira foi apoiada em uma base de alvenaria, revestida com mármore branco piguês. Para complementar o ambiente, foram escolhidas pastilhas de vidro para a parede ao fundo.

Abaixo da bancada de mármore branco piguês (1,82 x 0,50 m), dois gavetões de MDF com revestimento de laca branca. “A ideia era ter cestos e espaço para colocar toalhas enroladas, mudando a imagem tradicional de um simples gabinete, trazendo mais requinte”, explica a arquiteta. No piso, porcelanato em peças de 60 x 60 cm deixa o ambiente claro e com sensação de amplitude.

Projeto: Andrea Pontes Arquitetura & Interiores; porcelanato Pamesa Linha Stone Mod. Mármore Cristal (60 x 60 cm), pastilha de vidro Colormix (Linha Cristal HB 77), revestimento Portinari 33 x 66 cm White Plain Lux retificado, metais e louças sanitários Deca Linha Duna, ducha Deca Acquaplus 1990C, acessórios Linha Deca Slim: C&C Avenida Brasil; banheira Jacuzzi Regina G2 sem aquecedor e com cromoterapia: instalação de Nova Hidro; box e espelhos: Marcolino Vidros; acessórios Deca: Fogões Shop; teto de gesso Gypsum acartonado: GKF Gesso.

 

Aconchego na medida
As cores do banheiro projetado pelo arquiteto Arthur Hamer trazem sensação de tranquilidade, especialmente pela iluminação natural, que ajuda a aumentar o ambiente. Os 3,88 m² não impediram ainda que fosse instalada uma hidromassagem (1,50 x 0,76 m), deixando-o ainda mais aconchegante. As pastilhas de vidro que revestem as laterais da peça foram feitas sob encomenda, configurando um mix de tons de rosa e bordô (peças de 2,3 x 2,3 cm).
O nicho para xampus na área da banheira tem 10 cm de profundidade. As pastilhas que o revestem destacam-se diante do porcelanato branco escolhido para a parede.

Projeto: Arthur Hamer Arquitetura e Interiores; revestimento parede (White Plain Matte, 33 x 45 cm): Portinari; porcelanato bancada: Portobello; pastilhas (Pasticor): Rodhis; banheira: Jacuzzi; espelho: Coviserv; marcenaria: Fabbrica Marcenaria.

 

Clima zen
Como colocar um ofurô em um banheiro de 3,84 m²? Pois a designer de interiores Rosely Amábile descobriu a resposta a esta pergunta. Ela aproveitou cada cantinho, utilizando cores e materiais que deixaram o visual harmonioso e leve. “A intenção foi realçar o ofurô e estabelecer ali um canto intimista. Ao mesmo tempo, por se tratar de um espaço pequeno, suavizá-lo com os revestimentos”, explica. Para completar a atmosfera zen do ambiente, a parede ao fundo recebeu cerâmica padrão madeira, resistente à água. A bancada de marmoglass branco é prática para o dia a dia, além de resistente. Para maior amplitude, as duas paredes receberam espelhos.

Projeto: Rosely Amábile; porcelanato padrão madeira (Ecowood Canela): Portobello; revestimento da parede (Glacier White): Portobello; filetes do espelho intercalados, faixa Vetro Vermelho e Transparência Vermelho: Portobello; ofurô tipo spa: Kan Tui Design.


40 ideias para transformar sua casa com papel de parede

Lisos, com estampas discretas ou geometrismos marcantes, os papeis de parede mudam em um instante a cara do ambiente. Confira 40 ideias e inspire-se.


Transformar a casa em poucas horas é um sonho! E ele pode ser realizado com a ajuda de um antigo conhecido: os papeis de parede, que incorporam novas tecnologias, ficam ainda mais práticos e bonitos. Texturas diferentes, efeitos tridimensionais e outras novidades tornam esse recurso ainda mais versátil na decoração, além de estampas que vão de folhagens e flores aos grafismos mais elaborados.
O papel de parede foi a base para escolher os demais elementos coloridos no quarto. Assim, rosa e amarelo trouxeram alegria ao ambiente. Foram utilizados três rolos da coleção Grafismo, linha Azulejo, ref. 1863, da Bobinex (Illuminê Decoração). As almofadas rosa e azul são da Leroy Merlin, com rolinho da Cinerama. Nas laterais da cama, mesinha de MDF laqueada de branco (Etna) e gaveteiro amarelo Rolling, de aço (Tok & Stok), com abajur Wave (Leroy Merlin).
Folhagens são o tema do papel de parede, em um verde clarinho que acalma o quarto. Na cama, os tecidos criam um recanto aconchegante. Uma banqueta vem como apoio, com lugar para livros e luz de leitura.
Vibrante, o papel de parede amarelo e sem estampas deixa o cantinho mais animado. As flores e os livros criam um belo contraste.
O papel de parede listrado (Wallpaper) na cabeceira tem personalidade e dá o tom no dormitório do casal, que aposta num visual sofisticado e intimista. O piso de itaúba foi restaurado com raspagem e camada de verniz protetor.
O atrativo do quarto da menina é o papel de parede da marca Eijffinger, trazido da Holanda. Móveis (Secrets de Famille) e almofadas florais (tecido da Entreposto, execução de Kika Chic) arrematam a cena. 
O papel de parede com estampa romântica captura as atenções de quem entra na sala, planejada pela arquiteta Kika Baptista. A grande chaise faz as vezes de sofá e acolhe os moradores na hora de descanso. Móveis e objetos com acabamento em alto brilho remetem à estética oriental, também presente nas almofadas, futons e mantas, com estampas que dialogam com o papel e a parede em tom fendi, para intensificar a sensação de bem-estar.
Com piso e bancada de mármore piguês, o lavabo pedia um papel de parede sofisticado, como o padrão adamascado da linha Harmonia, da Bobinex (Lamostra Tecidos). "Ele tornou a área mais confortável", diz a arquiteta paulista Juliana Savelli, que assina o projeto.
Se a ideia é inovar no papel de parede, uma estampa original pode fazer toda a diferença: a dica da Tânia N., do blog Rostinhos Bonitos, é um modelo que imita prateleiras cheias de livros.
O espaço traz um clima romântico e feminino graças ao uso de papel de parede com motivo de rosas, teto pintado de vermelho e lustre de cristal com pedrarias. As arquitetas Noêmia Sahium e Rosana Kramer Siqueira também utilizaram pia de mármore bege e cuba branca com linhas retas, para suavizar a composição. O piso de porcelanato tem efeito visual de madeira antiga.
O chamativo papel de parede (modelo DIN EM 233, da Novamur, comprado na Bucalo) pedia uma cabeceira discreta, mas que fizesse contraponto à fria combinação de preto e branco. "A madeira trouxe o aconchego que faltava", diz a arquiteta Vanessa Trad, de São Paulo. Feito de MDF revestido de folhas de cumaru, o painel com 1,10 m de altura (marcenaria DN Interiores) ultrapassa a superfície do colchão em 50 cm. E repare que a peça se estende pela lateral da cama, envolvendo-a.
Tudo é branco no quarto, com exceção do papel de parede estampado em tons de azul, que reveste a faixa entre a escrivaninha e a prateleira.
Em vez de um único papel de parede, foram eleitas três estampas para o projeto, alternadas em faixas de 50 cm (a largura do rolo). Ficou harmônico porque os grafismos são da mesma família e exploram os mesmos tons de verde - ponto de partida para a definição da paleta de cores do ambiente. Em versões mais vibrantes, o matiz comparece em acessórios e móveis, como nas cadeiras do jantar.
O cantinho foi revestido com dois rolos de papel de parede (modelo Ollo, da Tok & Stok). As estantes branca e vermelha são funcionais e trazem sensação de movimento (Leroy Merlin). Em um saldão na Etna, foi adquirida a mesa de centro e o rack. O abajur vermelho e a luminária bege, sob a escada, são um achado do brechó Capricho à Toa.
O papel de parede em tons neutros, com estampa de listras horizontais, foi a solução proposta pela arquiteta carioca Roseli Muller para ampliar visualmente o lavabo de apenas 2,10 m². "Essa padronagem, combinada com o branco do piso e da bancada de marmoglass, faz com que o ambiente pareça ser maior do que é", explica. O espelho com arandelas nas laterais também contribui para aumentar o espaço.
O acabamento metalizado da mesa Tulipa dialoga com o papel de parede do mesmo tom. Note que a base do móvel deixa à mostra o rodapé do quarto de casal. Na composição da designer de interiores Roseli Croce, o efeito cenográfico se completa pelo pendente sobre o móvel lateral.
O papel de parede com estampa floral na cor lima (Wallpaper) é o destaque na parede do hall. O projeto é das designers de interiores Selma Milaré Rubim e Solange Vieira Rubim. A moldura dourada e imponente do espelho apoiado no chão, da Moldura Minuto, completa a ambientação.
O papel de parede com estampa floral (Wallpaper) dá destaque à parede no tom uva, que predomina na loja assinada pelo designer de interiores Fabio Colussi. De cada lado do painel, a decoração simétrica compõe o visual do ambiente, com espelho, vaso, gaveteiro e pitadas de clássico.
O papel de parede que mescla flores e pássaros dá um tempero inusitado à parede da sala de jantar do chef Demian Figueiredo. Mesa e cadeiras trazidas da casa da avó do proprietário ficam sobre o parquê original do apartamento dos anos 50, onde o morador reúne os amigos.
Nichos sobre o papel de parede listrado, parede espelhada e um jardim vertical formam o visual moderno e sofisticado do lavabo, projetado pela arquiteta Larissa Baptista Cassani.
O armário amarelo combinado com o papel de parede garantiu um ar de modernidade e jovialidade ao quarto.
Revestido com um delicado papel de parede importado, o painel na cabeceira da cama esconde um closet, que não havia no quarto. Cômoda da L´Oeil e mesinha de cabeceira da Micasa.
A parede da sala ganhou a estampa Gravura (ref. 3500), do fabricante Clube do Papel, encontrado na Papelaria São Paulo. E aquele papel de presente lindo e mais espesso também pode enfeitar as paredes do seu lar, doce lar: encadeie a estampa entre as folhas e fixe-as com fita adesiva de dupla face. O resultado é surpreendente e a economia garantida - mas não espere vida útil longa! Um patchwork de estampas também produz efeito arrojado na decoração: faça a sua montagem e curta o resultado.
Escolheu-se o papel de parede florido para dar vida às paredes deste quarto. Marcante, ele restringia a escolha de quadros. Depois de alguns testes e de um estudo de medidas que considerou a largura e a altura da parede, decidiu-se por fotos em preto-e-branco, emolduradas no tamanho 40 x 40 cm, com passe-partout branco, para criar uma espécie de painel. O resultado suavizou o estampado. O projeto é de Alberto Lahós e Marco do Carmo.
O papel de parede gráfico foi criado pelo designer Marcelo Rosenbaum e é fabricado pela Bobinex, em rolo de 10 m x 52 cm.
Restos de um antigo mostruário de papel de parede viraram um alegre painel na loja Garimpo Fuxique. Ana Strumpf, dona da loja, foi quem criou a vibrante mistura: ela escolheu as peças, compôs as imagens e preencheu a parede de 12 m².
Móveis de época, lustre de cristal e papel de parede listrado evocam a inspiração clássica deste quarto assinado pelos arquitetos Fernanda Abs e Fred Benedetti. Porém, há alguns toques modernos como os abajures de base metalizada e cúpula de tecido (Simone Figueiredo Luz), que quebram a sobriedade do estilo clássico.
O desenho do papel de parede virou a grande vedete deste espaço. Suas figuras femininas misturadas a formas orgânicas inspiraram até o desenho da bancada de Corian, bem art nouveau. "O grafismo combinou perfeitamente com o clima de boudoir que quisemos dar ao banheiro", diz Fábio Cardoso, que assina o projeto com o também arquiteto Alexandre Lobo. Apesar de boudoir ser um antigo cômodo de beleza feminino, duas cubas e dois espelhos revelam que a área aqui é partilhada pelo casal. Luz indireta, tons de bege e o revestimento de freijó lavado contribuem para o aconchego.
O papel de parede da Bobinex permite levar as flores para a parede. Este modelo é da linha Azulejo Flor, assinada por Marcelo Rosenbaum.
O papel de parede com estampado floral em azul-acinzentado confere personalidade clássica a esta sala de estar. Quatro poltronas com capas azul-marinho, com barra até o chão, reforçam o estilo sóbrio do ambiente, concebido pelas decoradoras Flávia Brito e Rebeca Borin. Almofadas listradas de tonalidade bordô quebram a predominância do celeste.
Toda revestida de papel de parede com motivo floral, a cozinha assinada pelas arquitetas Claudia e Daniela Lopes abriga também um espaço de copa. A inspiração vem da cor dos limões sicilianos. A cozinha tecnológica contrasta com o ambiente feminino da copa. Um dos destaques do ambiente é a cristaleira antiga reformada. Ao redor da mesa, cadeiras do lado esquerdo revestidas de tecidos com estampas e as demais, com estofado liso.
Márcia Franchini é autora desse espaço, onde o destaque é o papel de parede do modelo Brocante, da Alamanda. A escultura de casca de árvore é da paisagista Márcia Durão, contrastando com as cadeiras da A Especialista. O tapete clássico arremata, da Pazyryk.
Na composição do hall de entrada, entram em cena o papel de parede da Designers Guild ao fundo e a poltrona Diamante com capa de veludo, ambos do Empório Beraldin. O tapete felpudo é da Casa Fortaleza.
Inspirado no formato de uma cabeça de jacaré, o papel de parede da linha Mata é uma criação do arquiteto Marcelo Rosenbaum para a Bobinex.
O papel de parede Peixe, da Bobinex, é assinado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum. A Poltrona Mole, um clássico de Sergio Rodrigues, sobressai na composição.
Em tom neutro, o papel de parede italiano tem delicadas estampas de folhas e enche a livraria de glamour. Para combinar com essa base discreta, a arquiteta Ana Barata escolheu móveis de linhas limpas. Quase invisível, o aparador de acrílico contrasta com a peça original de cerejeira assinada por Zanine Caldas, que apoia alguns livros. Sobre o tapete chinês de seda sintética com toque macio, poltronas de couro ecológico branco se integram ao visual clean. A estante de MDF certificado, desenhada por Ana, recebeu revestimento de laminado melamínico. A pintura de acrílico sobre tela é de Mario Barata.
No hall, o papel de parede criado por Marcelo Rosenbaum para a Bobinex é delicado e marcante ao mesmo tempo. As latas recicladas foram usadas como cachepôs, adquiridas na Coopamar, sobre o banco de madeira reaproveitada (Cor da Rua). Sobre o piso, futon de algodão e veludo da Fábrica Pet (Pet Shop Jardim Paulista).
Flores por todos os lados. O papel de parede desenhado pela inglesa Tricia Guild cria uma parceria interessante ao lado da rusticidade suave do limestone, usado no piso, no rodapé e na pia. Projeto de Andrea Murao.
O tom do berço veio do azul predominante do papel de parede com a imagem do mapa-múndi. As cortinas de algodão em verde complementam o visual. Projeto de Zeca Amaral e Daniela Carvalho.
Menos é mais? Nem sempre. Neste ambiente para um casal, a personalidade forte conduziu a escolha do papel de parede e do mix de almofadas, que faz uma composição harmônica com o sofá. O mix fica completo com duas mesinhas de centro repletas de revistas e livros.
O papel de parede bege (Wallpaper) aquece o quarto. Na mesma nuance, a cabeceira, forrada de couro (Decoramelo), dialoga com os criados-mudos, de sucupira (Artefacto).

Hotel se destaca na arquitetura de Viena


O estúdio Austríaco BWM und Partner Architekten é responsável pelo projeto do hotel Topazz, com janelas ovais grandes no centro de Viena. A fachada com essas marcas elipticas e orgânicas destaca o hotel dos edifícios de formas retas e tradicionais a sua volta. Sua arquitetura, não convencional distinta dá a este edifício uma sensação de leveza e elegância, bem como marca uma presença incomum dentro da arquitetura histórica de Viena.
No seu interior, atrás do vidro, as janelas dos quartos são revestidas com almofadas de modo que elas podem ser utilizados como sofás pelos hospedes, para apreciar a vista da cidade.
A ideia para as vigias nasceu em parte pela falta de espaço e com o objectivo de fazer o melhor uso possível dos 153 metros quadrados de área local.
 



Apê pequeno - Dicas para ganhar mais espaço


Texto Ana Alice Santos | Fotos Divulgação | Adaptação Ana Paula de Araujo

Quem disse que pouca metragem é sinônimo de aperto? Os 36 m² de um jovem solteiro, projetados pela arquiteta Kika Tiengo, da Tango Arquitetura, provam que ambientes pequenos podem, sim, ser confortáveis. Para a profissional, as soluções para driblar a falta de espaço são alguns dos destaques da decoração, além das cores sóbrias e masculinas, e os revestimentos das paredes. A seguir, inspire-se nesse projeto para aproveitar melhor cada cantinho do seu apê pequeno:

 

A mesa ganhou dobradiças para deixá-la móvel. Esse foi outro recurso encontrado pela arquiteta para deixar a circulação livre, quando necessário, e driblar a falta de espaço. Cadeiras transparentes (Charles Eames) foram escolhidas para não pesar no visual. Além de não criarem um grande volume num espaço tão pequeno, harmonizaram com a decoração quase monocromática.

Sala
A sala de 11,5 m², integrada com a cozinha, recebeu móveis que pudessem ser utilizados de mais de uma maneira. “Por exemplo, o pé da mesa pode ser usado como móvel de apoio, e o banco pode ser usado como assento ou suporte para livros e objetos”, explica Kika Tiengo. O sofá foi feito a partir de um colchão e pode ser usado como cama. Como o ambiente é bem pequeno, a arquiteta optou por utilizar os mesmos revestimentos na sala e no quarto para dar a sensação de amplitude. Ela escolheu Tecnocimento para o piso e papel de parede.
Para o painel da TV, o material escolhido foi a folha wenge, a mesma utilizada na mesa, o que garante continuidade ao ambiente. O proprietário não queria rebaixar o pé-direito com gesso, o que permitiria mais recursos de iluminação. “Para criar uma luz mais agradável, foram usados pendentes para criar iluminação indireta. As lâmpadas também foram dimerizadas, permitindo o controle da intensidade da luz, de modo a criar diferentes climas”, explica a arquiteta Kika.

 

Uma porta de correr de 1,30 m de largura leva ao quarto e garante a privacidade quando necessário. Também com a intenção de fazer o ambiente parecer mais amplo, espelhos foram instalados na cabeceira e na parede lateral do quarto, que foi movida para a instalação de banheira no banheiro.

Quarto
O quarto de 9,40 m², que recebeu os mesmos revestimentos da sala no piso (Tecnocimento) e nas paredes (papel de parede), segue o estilo clean do apartamento. Nos armários de MDF com pintura em laca desenhados pela arquiteta para aproveitar cada cantinho, nada de puxadores: a arquiteta optou por recortes no estilo cava italiana para deixar o visual leve. “Não costumo colocar puxadores nas peças que desenho para evitar que elas fiquem muito datadas. Os puxadores sempre têm a cara de uma época. As cavas são mais neutras, nunca saem de moda”, explica a arquiteta. A cabeceira é de tecido e espuma, garantindo o conforto.

 

Cozinha
A cozinha de 7,40 m² tem armários com laminado melamínico branco e espelho jateado. Dividindo a sala da cozinha, a bancada de Nanoglass, que também conta com armários no lado de dentro. A bancada da pia também é de Nanoglass, o que garante harmonia ao espaço. Na parede da pia, um escorredor vertical economiza espaço sobre a bancada. A porta na esquerda da cozinha leva ao banheiro.

 

Banheiro
Para o proprietário, era muito importante ter uma banheira em casa. Por isso, a arquiteta reduziu o quarto para ter mais espaço no banheiro (5,40 m²) e instalar o item. O mesmo material (silestone) foi escolhido para a bancada e para revestir piso e parede, enquanto o gabinete recebeu laca. O apartamento não conta com área de serviço, e o morador não queria usar a lavanderia comum do prédio. A solução foi colocar o eletrodoméstico que lava e seca no banheiro. Uma parte da área de banho foi fechada para guardar vassouras, produtos de limpeza, baldes, etc.