sexta-feira, 1 de abril de 2011

Portas que integram e isolam espaços são os destaques do apartamento

As portas, pensadas como grandes painéis, são a atração deste apartamento. Fechadas, elas isolam as áreas e dão privacidade. Mas basta abri-las para integrar tudo e receber bem os amigos.Confira quatro portas exclusivas feitas sob medida, e 15 modelos de portas pivotantes para receber com elegância!

Por Danilo Costa e Eliana Medina
Fotos: Carlos Piratininga
Ilustrações: Fabio Flaks

Ambientes unidos e livres de barreiras. Quando comprou este apartamento em São Paulo, em 2003, o engenheiro Renato Vidigal desejava eliminar as paredes entre a cozinha, o living e o home theater. Hoje, com um filho pequeno e a casa ocupada também por babá e empregada, ele e a esposa entendem por que o arquiteto André Leite sugeriu a instalação de portas no projeto de reforma. “Elas isolam os espaços e preservam a nossa intimidade”, pondera o morador. Estrelas de uma obra radical de um ano, os modelos articulados, de correr e pivotantes não são nada acanhados. “Foram planejadas do piso ao teto e fazem com que o pé-direito, de 2,50 m, pareça mais alto”, conta André. Enquanto o escritório de arquitetura se esmerou no desenho dos detalhes, o dono gerenciou e garantiu a qualidade da obra. “Foi um trabalho feito a quatro mãos”, brinca Renato.

Portas de MDF

As portas da cozinha, ao fundo, e do home theater, à direita, são de MDF laqueado, feitas pela Móveis Guarnica, que também executou o piso. A parede atrás do sofá recebeu travertino navona (Pedras Bellas Artes) e o balcão, granito preto. Para iluminá-lo por igual, spots com dicróicas alocados a cada 58 cm.

Esquema das portas

Cozinha: na passagem, a porta pivotante funciona isoladamente. As quatro folhas sobre o balcão de granito (4 mm) se articulam por dobradiças e correm por guias fixadas no trilho embutido no forro. O pivô-guia, preso na pedra e no teto, ajuda a movimentar o conjunto.
Home Theater: se estão fechadas, as portas não deixam passar luz e som graças a um encaixe nas duas folhas. Abertas, elas se escondem nas paredes de alvenaria. A parte da direita também fica embutida no painel (7 cm de espessura) com estrutura de aço e travertino.

Detalhes da reforma

Há poucos materiais no apartamento, o que dá unidade aos espaços e a sensação de amplitude. Os forros foram rebaixados para deixar os ambientes com o mesmo pé-direito: 2,50 m. Tacos de amêndola compõem o piso sem soleiras. “As réguas de 15 a 50 cm de comprimento dão essa cara de mosaico”, diz o dono. Em vez de rodapés, perfis de metal (bunhas) embutidos nas paredes fazem com que elas pareçam flutuar.

Corredor com nicho para cristaleira

No corredor, um nicho de 15 cm de profundidade acomodou a cristaleira. Parafusadas na alvenaria, as pranchas de MDF receberam espelhos. As oito prateleiras, fixadas com cola UV a cada 25 cm, são de vidro temperado. A porta corre em roldanas presas no trilho de inox. Execução da Amaral Vidros.

Planta do apartamento

A cozinha (1) cresceu 30 cm em direção ao quarto de empregada e permitiu criar a bancada em U. Voltada para o living, a área do fogão promove o convívio entre o cozinheiro e os convidados. O banheiro (2) dividido abriu espaço para o lavabo. Já o corredor (3), sem paredes, foi incorporado ao home theater. Com as portas fechadas, os moradores circulam pela ala íntima sem serem vistos por quem está na sala.


Decoração vertical através de texturas nas paredes

Listras, aspecto rústico ou de tecidos são alguns dos efeitos possíveis na pintura das paredes internas

Com a evolução das tintas, as paredes deixaram de ser apenas as divisórias monocromáticas dos ambientes e passaram a assumir papel decorativo nas residências. Tinturas à base d'água, com menor emissão de poluentes, com repelentes, sem cheiro ou com efeitos de tecidos são algumas das possibilidades disponíveis aos profissionais que trabalham com projetos de interiores. – Os fabricantes perceberam as necessidades do mercado e, hoje, oferecem tintas mais resistentes, com uma grande variedade de cores e acabamentos que permitem resultados mais bonitos e rápidos. Até mesmo banheiros e cozinhas passaram a ter pinturas com diferentes efeitos a pedido dos proprietários – explica a arquiteta Simone Brasil, que fez uso de pintura listrada nas paredes da cozinha de apartamento em Porto Alegre.

textura nas paredes internas pense imóveis

No lugar dos convencionais azulejos, o espaço de 17 metros quadrados tem o recanto de refeições marcado pela pintura em tom palha, com listras nas gamas de pêssego e bege. Para facilitar a limpeza e manter visual aconchegante, a tinta eleita foi a acrílica com acabamento fosco.– Como trabalhamos com a marcenaria neutra, conseguimos ousar um pouco mais nas paredes da cozinha, que ganhou tratamento de área social. E, se os proprietários cansarem das listras, basta trocar a pintura que a decoração é renovada rapidamente – diz Simone.

textura nas paredes internas pense imóveis

O visual de jeans lavado, conquistado com o uso de um rolo especial durante a aplicação, confere descontração de áreas sociais a dormitórios.

textura nas paredes internas pense imóveis

Com microesferas e ingredientes especiais importados da Itália, esta tinta acrílica produz nuanças de claro e escuro, assim como a camurça.

textura nas paredes internas pense imóveis

Criado com o auxílio de uma escova macia, o efeito linho promove suavidade e aconchego ao espaço.

Dicas

> Um bom resultado da pintura depende da preparação da superfície e da correta diluição do produto. A parede deve estar limpa, seca e isenta de gorduras, graxa, mofo e partes soltas.

> Pinturas com efeitos decorativos sempre necessitam de materiais e acessórios adequados para a correta aplicação. Observe as recomendações citadas na embalagem.

> Respeite a ordem para pintar o ambiente. Comece pelo teto, depois vá para as paredes, portas e janelas e finalize com o rodapé.

> De modo geral, as paredes internas aceitam tintas acrílicas, látex e texturas, sendo o acabamento acetinado o mais procurado.

> Para áreas como banheiros e cozinhas, as tintas acrílicas são as mais indicadas, pois permitem que a parede receba limpeza periódica.

> Mesmo em locais pequenos, as texturas podem proporcionar um ambiente agradável e elegante,mas a escolha da cor pode causar a sensação de espaço menor.


Fontes: arquiteta Simone Brasil; Plínio Albuquerque, Especialista em Pinturas Especiais da Tintas Renner; Kleber Tammerik, gerente de Serviços ao Mercado da Suvinil e William Alves da Silva, supervisor de Suporte Técnico da AkzoNobel/Coral.http://revista.penseimoveis.com.br

quinta-feira, 31 de março de 2011

Como montar uma casa acessível

E se você tivesse um problema de mobilidade?

projetista com fita métrica em obra

Shutterstock

Poucas residências são projetadas visando o deslocamento e uso do espaço por pessoas deficientes, mesmo já existindo parâmetros que indicam como construir um imóvel que atenda a todas as pessoas.

Na década de 1990, nos EUA, arquitetos da Universidade da Carolina do Norte desenvolveram um conceito chamado Desenho Universal, que orienta a projeção de casas capazes de abrigar qualquer morador sem necessidade de adaptação.

Uma casa acessível não serve apenas a cadeirantes e pessoas portadoras de deficiência. Todos nós, ao longo da vida, podemos encontrar situações nas quais ambientes com itens de acessibilidade nos auxiliariam, por exemplo, quando alguém sofre uma fratura ou torção, durante a gestação dos filhos, quando ficamos idosos e, é claro, quando por algum motivo adquirimos uma deficiência.

O arquiteto Haroldo Borille, membro do conselho de acessibilidade do CREA-SP (Conselho Regional Engenharia e Arquitetura), explica que adaptar uma casa cujo projeto não foi feito com base no desenho universal demanda uma reforma de grande porte. "Por exemplo, no banheiro, para que a norma seja seguida, terá que haver um diâmetro livre interno de 1,5 m, a instalação de barras de apoio, de assento no Box, e bacia sanitária com altura de 0,43 m", menciona o arquiteto.

Em novas construções, no entanto, as mudanças podem ser uma vantagem, na opinião da arquiteta Sandra Perilo, presidente do Instituto Brasil Acessível. "Mudanças nos parâmetros das construções residenciais trazem grandes vantagens e nem sempre há custos adicionais no projeto, inclusive alguns itens não têm custo algum. Fazer previsões para futuras adaptações não representa necessariamente um custo maior no preço da moradia, pois estamos investindo na capacidade do ambiente em se adaptar às necessidades do usuário e não em projetos especiais", defende.

Além do desenho universal, as regras de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos também estão descritas na norma NBR 9050.


Itens que tornam uma casa acessível

Banheiro

Shutterstock

O piso de uma residência na qual se busca acessibilidade deve ser escolhido com cuidado. O correto é que no banheiro, cozinha, lavanderia e nos ambientes externos ele seja antiderrapante e antideslizante. Pisos com alto contraste delimitam área e desníveis, o que facilita a circulação de pessoas com visão reduzida.

A colocação de piso de madeira laminado ou carpete de pelo baixo com base dupla evita a formação de dobras e facilita o uso de cadeira de rodas. Os tapetes devem ser evitados, mas em caso de uso não deixe de fixar as bordas firmemente ao piso e a felpa deve ter no máximo seis milímetros.

As portas de todos os ambientes da casa precisam ter vão de no mínimo 82 centímetros. As regras para a instalação de janelas orientam que a altura do peitoril deve ser de 80 centímetros, o que possibilita um maior alcance visual. Os trincos precisam ser do tipo alavanca.

Uma das especificações para a cozinha é que a altura livre da pia seja de 73 centímetros e o tampo dela esteja posicionado a 65 centímetros de profundidade. Isso permite o encaixe da cadeira de rodas. E, assim como os trincos das janelas, as torneiras devem ser de alavancas.

Interruptores e tomadas não podem ser esquecidos. Eles precisam ser iluminados, para serem vistos no escuro, e instalados entre 40 centímetros e um metro do chão. No geral, as tomadas ficam a 30 centímetros do solo e os interruptores, a 1,10 m.

Na hora de escolher os móveis, procure aqueles com cantos arredondados e prefira os pesados e firmes, pois podem servir de apoio sem sair do lugar. Ao decorar os ambientes de sua casa, pense sempre em deixar áreas de circulação com diâmetro de 1,2 m, pois este espaço permite um giro de 180 graus. Saiba como evitar situações de risco em sua casa.


Fonte: http://bbel.uol.com.br/casa

Laminum é destaque na Casa Cor SC


O espaço é revestido com Laminum, o maior e mais fino porcelanato do Brasil, 1x3 m e 3,5mm, uma exclusividade Eliane.







O ambiente traz o conceito de tendência futurista, uso de matérias-primas ecologicamente corretas, reaproveitamento de materiais e dispositivos que possibilitam o uso consciente de água e energia.

Visite a Cor SC 2011 e conheça o ambiente com o Laminum. A mostra está aberta para visitação até o dia 1º de maio na sede do antigo Jornal O Estado, na SC-401, em Florianópolis, de terça a sexta-feira das 14 às 21 horas; sábados, domingos e feriados das 12 horas às 22h30min.

Fonte: http://www.eliane.com/blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

O impacto de smart grids nas cidades

Imagine-se em 2020. Você chega em casa, depois do trabalho, e vai direto para a cozinha conferir, em um medidor digital, se o consumo de energia elétrica está dentro da meta diária que você mesmo traçou. A luz verde indica que sim. O aparelho também revela que, naquele momento, o preço do quilowatt-hora está no pico.

Você, então, manda sua filha desligar a prancha de cabelo e seu filho sair do videogame. A boa notícia é que você gerou tanta energia elétrica a partir do sol — graças ao painel fotovoltaico instalado no telhado — que neste mês sua conta de luz vai ficar ainda mais barata. É possível que, no próximo verão, você gere mais energia do que consome e, assim, venda o excedente. Você vai, então, dormir feliz — não sem antes programar o aparelho de ar-condicionado e a lavadora de roupas para ligar durante a madrugada, quando o preço da energia é menor.

Toda essa inovação começa a fazer parte do planejamento do sistema elétrico brasileiro — e se baseia em um conceito batizado de smart grids (redes inteligentes, em inglês). “Nos próximos dez anos, nossa rede elétrica vai sair da pré-história”, diz André Pepitone, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Será uma revolução comparável ao surgimento do celular na telefonia.”
A tecnologia dará ao consumidor o poder de decidir como e quando consumir energia — e até gerá-la, a partir do vento, da luz solar ou de gás natural. As empresas que operam o sistema, por sua vez, serão capazes de identificar problemas em tempo real, sem ter de esperar o chamado do cliente.

Quando uma árvore cair sobre a fiação da rua, o fluxo de eletricidade interrompido será remanejado a distância pela distribuidora para outras linhas antes que técnicos cheguem ao local. “As smart grids permitirão que o fornecimento de energia seja mais eficiente, moderno, seguro e sustentável”, diz o consultor Eduardo Bernini, sócio da Tempo Giusto Consultoria e ex-presidente da AES Eletropaulo.

As novas redes demandarão investimentos de, pelo menos, 15 bilhões de reais — basicamente aplicados na substituição, em todo o país, dos decrépitos medidores analógicos pelos modelos digitais, na instalação de sensores na rede e na modernização dos centros de controle das concessionárias. “As redes inteligentes vão solucionar boa parte dos problemas de energia elétrica nas cidades”, diz Guilherme Mendonça, diretor de automação da Siemens do Brasil.

Até lá, as cidades brasileiras conviverão com redes que demonstram operar no limite, incapazes de sustentar o aumento do consumo de energia — estimado em 5% ao ano até 2020. Os problemas se tornaram recorrentes principalmente nas linhas de transmissão que trazem energia das hidrelétricas.

Em fevereiro, a pane numa subestação sobrecarregada da estatal CTEEP deixou sem luz 2,5 milhões de clientes na Grande São Paulo. Dias antes, uma falha da estatal Chesf já havia deixado 14 milhões de consumidores na Região Nordeste às escuras. A indústria local estimou perdas de 100 milhões de reais com o apagão.

No episódio mais ruidoso, a falha em uma linha de Furnas deixou 18 estados sem luz em 2009. A duração dos cortes de luz aumentou nos últimos dez anos. Em 2000, cada brasileiro passava, em média, 17 horas às escuras. Em 2010, foram 20 horas por ano. “Na geração, não faltará energia para o país crescer”, diz Nelson Hubner, presidente da Aneel. “Na distribuição, a qualidade não acompanhou, e estamos cobrando melhorias das empresas.”

Em todo o mundo, as smart grids são impulsionadas por razões diversas — inclusive a preocupação em produzir energia mais limpa. Na Alemanha, para reduzir a dependência do gás vindo da Rússia, o governo financia a compra de geradores eólicos. Nos Estados Unidos, as empresas querem cortar gastos com pessoal — já que, com a nova tecnologia, parte dos reparos pode ser feita a distância.

No Brasil, a concessionária fluminense Light aposta na nova rede para detectar em tempo real as tentativas de furto de energia — mal que drena 15% da energia fornecida. “Queremos também reduzir o consumo no horário de pico e aumentar a confiança do sistema”, diz Pepitone, da Aneel.

A agência estima que a rede inteligente permitiria ao país diminuir em até 10% o consumo de energia. Assim como lá fora, a expectativa é que o consumidor brasileiro sinta-se incentivado a produzir a própria energia. “Esse é um caminho para aliviar o sistema e reduzir a incidência de problemas”, diz Adriano Pires, sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura.

Além de investimentos, a instalação das redes inteligentes requer a revisão da lei atual. Será necessário permitir que o preço do quilowatt-hora para o consumidor residencial varie ao longo do dia, de acordo com a demanda e com a oferta de energia. “Ao optar pela energia mais barata, o cliente ajudará o país a consumir menos”, afirma Jerson Kelman, presidente da Light. Outra mudança em estudo permitirá que a energia produzida em casa, com geradores eólicos, solares ou gás natural, seja vendida pelo cidadão.

A Cemig e sua controlada Light iniciarão testes com medidores digitais neste semestre, com 3 000 clientes da cidade mineira de Sete Lagoas e de uma das 16 favelas pacificadas no Rio de Janeiro. O investimento no projeto é de 65 milhões de reais. As mudanças estão a caminho. Mas, até a idade da luz moderna, o país ainda enfrentará muitos anos nas trevas.


Fonte: http://centralestrategica.com.br

terça-feira, 29 de março de 2011

10 Mais – 10 Suportes para livros criativos e inusitados

Sabe quando você vai pegar um livro da estante e todos os outros acabam caindo, como um dominó? São esses momentos que nos fazem pensar em comprar suporte para livros, que funcionam como “seguradores” de livros, ajudando a sustentar livros e DVDs que você guarda com tanto amor e carinho! Então, já que é para comprar um objeto funcional, que tal ele ser criativo também? Hoje mostro para vocês 10 dicas de suportes para livros criativos e inusitados.

1. Star Wars Trash Compactor Bookends

Este conjunto serve, na verdade, para guardar seus DVDs do Star Wars de maneira segura e, é claro, muito criativa.


2. Tansu Mini Cabinet Bookends

Que tal, além de servir de apoio para seus livros, ter um suporte que também guarda as suas jóias?


3. Squished Animal Bookends

Muito divertido, este suporte para livros também ajuda você a organizar seus livros, enquanto “esmaga” os pobres animaizinhos!


4. City Slickers Bookends

Esse criativo suporte para livros contém homenzinhos andando, dando a impressão que estão atravessando os livros.


5. Arrow Bookends

Essa seta magnética é atraída à peça de metal, criando assim a ilusão de que está voando.


6. Colosseum Bookends

Para quem é fã de história e arquitetura, esse suporte para livros é o ideal! Essa réplica do Coliseu foi feita manualmente.


7. Falling Books Bookend

Não deixe seus livros caírem com esse criativo suporte para livros.


8. Book End Bookends

Organize seus livros com um suporte de livros de BOOK END (suporte de livros, em inglês)


9. Fish Bowl Bookends

Esses suportes para livros podem ser usados como aquários de verdade ou como peças de decoração.


10. Batman VS. Superman Bookends

Os dois maiores heróis dos quadrinhos brigando para segurar seus livros.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Cores na Decoração


Não podemos imaginar um projeto de decoração sem cores. Em toda a casa podemos ver uma cor, seja ela azul, amarelo, branco, preto. Nada muito cientifico, darei algumas dicas sobre cores. As cores são intuitivas, mesmo não nos dando conta disso. Pode nos fazer sentir calor, frio, fome, alegria, tristeza. Elas podem destacar ou disfarçar imperfeições arquitetônicas. Aumentar visualmente um ambiente pequeno ou diminuí-lo ainda mais.



Cores primárias
Vermelho
Amarelo
Azul


Cores secundárias
Laranja = Vermelho + Amarelo
Violeta = Vermelho + Azul
Verde = Azul + Amarelo


Cores terciárias
Vermelho alaranjado / Vermelho violeta
Amarelo alaranjado / Amarelo esverdeado
Azul violeta / Azul esverdeado


Cores complementares (ou contrastantes)
Cores opostas no círculo cromático


Temperatura das Cores
Cada cor tem uma temperatura e influencia nos nossos sentidos.
São classificadas como
Quentes (vermelho, laranja e amarelo)
É importante tomar cuidado com a utilização das cores quentes pois elas são ativas, aproximam as superfícies e diminuem o tamanho dos objetos
Frias (azul, violeta e verde)
Essas refrescam, distanciam as superfícies e aumentam o tamanho dos objetos.


Vermelho
 Quente
 Lembra agressividade
 Ajuda a estimular o apetite
 Estimula a racionalidade nas pessoas, tendendo a deixá-las mais objetivas
 Se utilizado em excesso num ambiente pequeno pode irritar
 Estressante


Laranja
 Estimula o otimismo
 Criatividade
 Alegria
 Combate a depressão
 Cor mais quente que o amarelo, pois tem vermelho na composição
 Em tons queimados, cria atmosfera aconchegante
 Estimula o apetite
 Acelera o raciocínio

Amarelo
 Ouro, bronze, mostarda são cores quentes ricas, sofisticadas, elegantes
 Não é ideal para dormitórios, pois estimula o cérebro e a criatividade
 Previne a depressão
 Ajuda na comunicação
 Ajuda na digestão
 Ilumina o ambiente

Verde
 Estimula o silêncio
 Calmo e tranqüilo
 Fresca, harmoniosa e relaxante
 Cria relação equilibrada entre as pessoas
 Em excesso cria apatia e indiferença
 Relacionada à honestidade, confiabilidade
 Acalma

Azul
 Cor relaxante, fresca, tranqüilizante
 Pode desacelerar os batimentos cardíacos
 Tonalidades suaves podem ajudar a diminuir o stress e a ansiedade
 Tons fortes e escuros podem estimular a introspecção e, conseqüentemente, depressão


Violeta/roxo
 Cor sofisticada que representam sensibilidade, estimulam a intuição e a espiritualidade
 Ajuda a reduzir o stress
 Tons fortes podem deprimir
 Tons mais azulados tendem a relaxar
 Tons pálidos (lavanda) ajudam a estimular a tranqüilidade, a delicadeza
 Estimulam a auto-estima


Preto
 Usado em detalhes: sofisticação
 Aspecto frio e depressivo
 Pode-se criar valor de status quando bem usado
 Guia e organiza visualmente os ambientes
 Ideal em detalhes


Branco
 Pureza e limpeza
 Não relaxa
 Equilíbrio
 Harmoniza bem com as outras cores
 Cor mais perfeita
 Ilumina
 Amplia


Cinza
 Equilíbrio no círculo cromático
 Combina com todas as cores
 Substitui o preto (num efeito sofisticado menos intenso)
 Tons acinzentados passam a sensação de equilíbrio


Responda as seguintes perguntas para definir as cores:

 Qual a idade das pessoas que farão uso de tal ambiente?
 Quais os temperamentos dessas pessoas?
 Quais atividades serão desenvolvidas no ambiente?
 Quais estímulos devem ser fornecidos para o bom desempenho de tal atividade?
 O que se espera do espaço?

Respondendo a essas perguntas e relacionando com as explicações das cores acima, é possível escolher a cor ideal para o seu ambiente.


Agora as dicas direcionadas para casas e apartamentos pequenos:

 Cores claras refletem mais luz, por isso são indicadas para ambientes pequenos;
 Para aumentar a sensação espacial, pinte as paredes e o teto com tons frios;
 Para alargar, use cor quente pastel no teto com tons claros nas paredes. (Cuidado com essa opção - peça ajuda de um profissional);
 Cores escuras no piso diminuem visualmente o espaço;
 Pilares, colunas, vigas ou outro volume podem ser “disfarçados” se pintados todos da mesma cor e da mesma cor da parede;
 Corredores ficam com sensação de mais largos com cores claras no piso, paredes e teto o que cria uma integração e a sensação de continuidade espacial;
 Funcionalidade: cores claras no piso exigem maior manutenção do que as escuras;
 As cores ficam mais vivas em superfícies lisas e mais escuras em superfícies
rústicas;