quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Banheiros e Lavabos - Acerte na escolha

Texto Douglas Galan | Fotos Sidney Doll

Embora, geralmente, tenham áreas bastante reduzidas, banheiros e lavabos podem ser valorizados de muitas maneiras diferentes e criativas. O segredo está em decidir os materiais mais adequados para cada caso e intenção. Do sofisticado ao econômico, eles podem esbanjar charme de mil jeitos. A seguir, acompanhe as escolhas dos profissionais para fazer desses espaços o ideal para cada morador.

Pastilhas azuis e metais banhados a ouro



Um recurso prático: o nicho para as revistas foi acoplado ao armário
O apartamento, de estilo elegante, recebeu reforma no banheiro e no lavabo para manter a identidade imponente. Na sala de banho do casal, o ponto de partida da arquiteta Denise Monteiro foi ter um espaço claro e bem iluminado. Para isso, a profissional trocou os materiais pesados de antes e caprichou na escolha de revestimentos que trazem tranquilidade.

As pastilhas de vidro azul tomaram todas as paredes para trazer relaxamento. E, na repaginação, o projeto recebeu o charme da cor branca: marcenaria, hidromassagem, bancada da pia, apoios de mármore e porcelanato.

O estilo clean deu espaço a um toque sofisticado: metais e puxadores dourados. Ducha, válvula, misturadores e torneiras foram banhados a ouro para acompanhar a tendência, apontada pela profissional, do predomínio do tom nesses componentes. Um detalhe relevante é que essa técnica torna a opção pelo dourado mais acessível, mas só vale a pena quando os metais forem de boa qualidade, como nesse caso, em que, mesmo antigos, estavam em bom estado.

Projeto, Denise Monteiro; pastilhas, Vidros Real; louças, Deca; espelhos e vidros, Artecor; banheira, Jacuzzi; iluminação, Aldeia Light; arandelas, Wall Lamps.









Papel aveludado e couro nos armários


Materiais nobres como couro, papel texturizado e metais dourados garantem sofisticação
No lavabo, Denise Monteiro optou por materiais nobres. O papel de parede tem um discreto tom metalizado e uma agradável textura, que lembra um fino tecido. A bancada de mármore branco foi feita sob medida para o espaço e oferece oportunidade para incorporar acessórios charmosos. As arandelas laterais, que oferecem agradável luz indireta, receberam molduras de espelho.

Mas o grande charme do ambiente é o revestimento de couro dos armários e dos nichos – o material causa um efeito surpreendente. Assim como nos banheiros da casa, os metais são da cor dourada e até o sifão recebeu banho na cor.

Projeto, Denise Monteiro; papel de parede, Wallpaper; revestimento de couro, Revestir Revestindo Couros; marcenaria, MR Marcenaria; cuba, Vallvé.


















Clima zen com deck, ofurô, futon...



Relaxamento no banheiro com espaço até para ofurô e futon
Do layout impactante de antes da reforma, com artigos como granito e hidromassagem de tamanho desproporcional, restou apenas a lembrança na memória dos proprietários. Queriam romper com o visual carregado, mas também desejavam explorar o espaço privilegiado do cômodo para criar um local de relaxamento.

Com o trabalho da arquiteta Bety Neumann, eles conseguiram mudar o astral. Trocaram a pesada banheira por um gostoso ofurô, com futon de apoio, que serve, ainda, para massagens. Também ganharam um chuveiro com duas saídas e marcenaria branca. A cor, aliás, foi usada, também, nas pastilhas das áreas molhadas. Isso porque o objetivo era clarear o espaço, já que parte do local foi ocupado por um deck de madeira.

Os pontos básicos da hidráulica foram mantidos, alterando-se apenas as medidas, para diminuir as despesas da reforma. Mas alguns gastos foram inevitáveis, como o sistema de aquecimento da água e um aparelho para aumentar a pressão dos chuveiros.

Projeto, Bety Neumann; deck, Roberto Batista Decks; metais e louças, Deca; reforma e pintura, Carlos Brotero Engenharia; objetos, Vallvé; toalhas, Blue Gardenia; banquinho de madeira, Depósito São Martinho; puxadores, Open; mármores, Marmoville. Fotos: Ricardo Novelli

























Tecido especial, acrílico e nichos


Criatividade com nichos para perfumeiras e objetos de acrílico
“O lavabo tem de ser um elemento surpresa. É um local onde se pode usar uma cor forte ou liberar o lado ‘over’. Afinal, é usado pouco pelos moradores no dia a dia, e deve causar impacto”. Assim a arquiteta Selma de Sá resume esse lugar da moradia.

Neste caso, a profissional buscou referências luxuosas. Optou, por exemplo, pelo preto-e-branco, em uma composição interessante na bancada – usou mármore piguês junto à cuba e frontão de granito preto absoluto.

Um recurso criativo é a caixa feita da mesma pedra abaixo da bancada, que dá continuidade à proposta. Um grande espelho bisotado recobre o restante da superfície, ampliando o espaço. Para acompanhar, acessórios de acrílico feitos sob medida, como bandejas e caixa para papéis, garantem charme. “É uma forma alternativa de investir em acessórios. Vale a pena recorrer a empresas especializadas”, considera.

Nas paredes, outro recurso original: um chenile escolhido a dedo mostra que é possível achar bons tecidos sem abrir mão da economia. Mesmo sendo pequeno, o lavabo pode ocultar charmes especiais: na parede lateral, nichos com fundo de vidro serigrafado guardam uma coleção de perfumeiras de cristal.

Projeto, Selma de Sá; tecidos, Larmod; pedras, Marmoraria Itapemirim; vidro serigrafado e espelho, Covitec; peças de acrílico, Multsign; metais, Deca. Fotos: Alexandre Dotta







Revestimento econômico

Acredite: este banheiro foi completamente reformado por cerca de 7 mil reais. A mudança realizada pela arquiteta Katia Llaneli surgiu a partir de recursos alternativos.

Os proprietários queriam mudar o visual do banheiro social do apartamento, mas dispunham de um orçamento enxuto. Assim, a profissional optou por cerâmica branca, discreta, para driblar os mármores, os porcelanatos e as pastilhas de vidro. Mas enriqueceu a parede com uma faixa de pastilhas de cerâmica – um bom truque, também utilizado na xampuzeira do box.

Marcenaria bem pensada e pesquisa para encontrar vidros e espelhos também contribuíram com o custo acessível da obra. E, para arrematar, o rebaixamento de gesso sobre a bancada garantiu uma iluminação direcionada que melhorou o visual.

Projeto, Kátia Llaneli; execução, Vitória Gesso; iluminação, Spot Center; marcenaria, FL Marcenaria; piso, Marmoraria Permagran; vidros, IV Centenário; metais e acessórios, Keyato Ferragens.

Fonte: http://www.portaldecoracao.com.br