terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pequeno notável

Texto Léo Marques | Colaboração Renacha Batista | Fotos Adriana Barbosa

O estilo sofisticado e moderno tentou equilibrar-se ao clássico na decoração deste apartamento. A estreitacozinha corredor buscou na integração uma forma de ficar mais confortável. A varanda gourmet, que interliga a sala à área de serviço, ajudou a melhorar a circulação entre os cômodos e aumentou o espaço de convívio da família. O pequeno apê ganhou até mesmo um espaço reservado ao home office com computador.


1. O laminado do piso da sala traz um ar aconchegante para o ambiente, além da praticidade na limpeza. Para manter a tonalidade, a arquiteta Manuela Tonti manteve o tom de bege nos produtos.

2. Que tal ligar apenas os pendentes acima da bancada de refeições? Nesse projeto, a arquiteta soube utilizar bem a iluminação e distribuiu vários pontos dentro da área social.


3. O desenho da marcenaria da sala e da cozinha foi pensado para que os ambientes deem a sensação de continuidade de forma harmônica.

4. Os nichos vazados ao lado do balcão de refeições ajuda a tornar o ambiente integrado e o visual mais leve.

5. Colocar cada banqueta de um lado diferente da bancada de refeições foi uma solução inteligente. Dessa forma, cada um terá mais espaço ao seu redor, além de comerem de frente um para o outro.





6. O canto ao lado da cozinha tem um dente que foi resolvido com uma poltrona, criando um espaço de leitura ou de descanso solitário.

7. A sala de jantar permitiu dividir o local colocando uma mesa de seis lugares e criando um pequeno espaço de escritório.

8. O aparador serviu para separar os ambientes. A privacidade foi resolvida com um painel de ripas de MDF.

9. Embora pareça batido, o truque dos espelhos sempre será um artifício bem-vindo para quem pretende tornar o ambiente visualmente maior. Aqui, ela usou ao lado da estação de trabalho e na parede em frente a mesa de jantar.



10. A parede da cozinha recebeu um revestimento especial de porcelanato com estampa. O recurso facilita a limpeza e dá a sensação de tecido ou papel de parede.

11. As cubas de sobrepor ou de semiencaixe são recursos cada vez mais utilizados por profissionais de designers de interiores para facilitar a instalação e dar mais espaço para a bancada da pia.


12. Por dentro da cozinha, os nichos seguiram como continuação da estante. O mesmo lado foi aproveitado para mais armários na parte de baixo.

13. Com a área de serviço integrada à cozinha, a arquiteta aproveitou para valorizar ambos os ambientes, alongando a bancada de granito preto São Gabriel. Isso só foi possível graças à máquina de lavar com abertura frontal.

14. A intenção da arquiteta ao integrar a cozinha com a área de serviço foi aproveitar ao máximo o espaço disponível entre esses dois ambientes e liberar a circulação de acesso à varanda.


15. A varanda dá acesso a duas áreas distintas da casa: sala e área de serviço. Isso facilita a circulação entre os ambientes, principalmente, em espaços pequenos.

16. A mesa alta com duas banquetas favorece a circulação na pequena varanda gourmet.

17. Ela ganhou uma pia com granito preto São Gabriel e o espalho sobre a bancada decorou um dos lados, complementada por prateleiras de MDP revestidas de laminado melamínico padrão Nogueira.

18. O frontão, mais alto, é muito prático para limpar e evita, neste caso, que espirre água no espelho, além de ficar mais bonito. Neste projeto, foram utilizados bancada e frontão de mármore travertino nacional.






19.
Repare no mimo do quadro colocado ao lado do boxe. Decorar o banheiro também torna esse espaço mais aconchegante.


20. A composição na parede foi feita a partir de um jogo de nichos, comprados avulsos. Essa é uma boa ideia que também pode ser aplicada a ambientes como salas, dando movimento para esses espaços.



21. Com espaço reduzido entre o armário e o criado-mudo, foram projetados nichos para finalizar o guarda-roupa, liberando espaço para abertura das portas. Para tornar a ideia ainda mais integrada, o criado-mudo foi embutido nesse armário.


22. Para manter a mesma linguagem com relação aos outros ambientes, a designer de interiores utilizou o mesmo padrão do laminado melamínico da sala no painel atrás da cabeceira da cama.






Projeto, Manuela Tonti; Pendente e luminária de pé, Yamamura; marcenaria, Italinea; cadeiras de jantar, poltrona da sala, cadeira de acrílico do jantar e poltrona da varanda, Tok&Stok; mesa de jantar, sofá, mesa e cadeiras da varanda, Estalagem; pisos de porcelanato, Eliane; piso laminado (coleção Evidence), Eucafloor; pastilha de vidro do banheiro, Colormix.; papel de parede, Bobinex.


Fonte:http://www.portaldecoracao.com.br