quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Casa sustentável com design do olho de Hórus - A nova casa da modelo Naomi Campbell




A nova casa da modelo Naomi Campbell seguiu todas as normas de uma construção sustentável, além de apresentar uma arquitetura diferenciada, o design é semelhante ao olho de Hórus. A eco casa foi projetada pelo arquiteto espanhol Luis de Garrido e está situada em uma ilha de Playa Isla de Cleópatra na Turquia.

A casa tem o formato de uma grande cúpula possui 25 quartos, cinco salas, um jardim interno e ainda conta com uma estação de tratamento de água, esgoto e água da chuva. A cúpula é moldada com aço e folheados em painéis de vidro que permitem a luz solar entrar durante todo o ano.

A edificação possui painéis fotovoltaicos e um sofisticado sistema geotérmico, mantendo o clima agradável controlando o fluxo constante de ar, luz e calor. O projeto também se preocupou com o efeito estufa e foram tomados providencias para garantir que a casa fique bem ventilada, o jardim foi colocado no terraço para garantir o clima agradável no interior da casa.

Fonte: http://www.eliane.com

Quartos fresh - Cores frescas para seu quarto primavera/verão

Texto Leonardo Valle | Colaboração Renacha Batista | Fotos Sidney Doll | Produção Hélio Anselmo
O frescor foi a grande inspiração na idealização destes seis cômodos, que abusam das referências à natureza na sua decoração. Abra as janelas para o vento da estação e para as boas ideias que vêm com ele...

ACONCHEGO REFRESCANTE

O uso de painéis de madeira nogueira foi a saída encontrada pelo arquiteto e decorador Roberto Borja para trazer aconchego a este quarto sem que ele perdesse a atmosfera refrescante. O bom uso da madeira também se fez presente no piso, em que foi utilizado assoalho de bambu. “Além disso, o espaço entre os painéis foi completado com papel de parede pastilhado na cor roxa, que muda de tonalidade conforme a entrada de luminosidade no ambiente”, descreve Roberto. A arquitetura também garantiu uma boa circulação e ventilação para o quarto, que contou com pé-direito de 3 m e uma gostosa varanda lateral. “Ela trouxe um pouco do frescor da mata para o interior da casa”, comenta o profissional.


Projeto, Roberto Borja; quadros de Florian Raiss, Benedixt; garrafas decoradas, Carol Martini Casa; arranjo de antúrios, Mariana Bassi; papel de parede, roupa de cama, edredon e almofadas em linho e seda, Alamanda Decorações; minirrádio ecológico da Movimento Arte Moderna, Coletivo Amor de Madre; abajur, Simone Figueiredo Luz; perfumeiro, almofadas em poá colorido e caixa de jogo Remember Europe, Ícone Casa; tapete, Punto & Filo; marcenaria, Blanco Design.



CALIFORNIA DREAMIN'
A vista da baía de São Francisco pela ponte Golden Gate foi a referência das designers de interiores Julie Massucco, Melissa Warner e Carrie Miller para este quarto de visitas, exposto originalmente na San Francisco Decorator´s Showcase House, em 2008. “Nossa inspiração foi a cor do oceano com a adição do laranja para fazer um contraponto à neblina que às vezes se faz presente na cidade”, brinca Melissa Warner. Foram as rajadas de cores claras e o uso do marfim como pano de fundo os grandes responsáveis pelo clima de veraneio.

Projeto, MWM Interior Design; espelho maior, Ironies; tapete de sisal, Stark Carpet; mesa próxima à poltrona, McGuire Furniture; cômoda, cabeceira, poltrona, travesseiros, espelho menor, roupa de cama e cortina, executados por MWM Interior Design.



TANTO MAR
O verão é a inspiração de boa parte dos projetos da designer de interiores Bia Pupo. Com a decoração do seu próprio quarto, não poderia ser diferente. Em todos os cantos do cômodo, é possível identificar elementos que a profissional considera imperativos para se conquistar o conforto, como luminosidade, cores marítimas e materiais que remetam à natureza. “Tudo o que a lembra proporciona essa sensação de frescor”, frisa Bia. O uso de materiais naturais se faz presente em detalhes, como os puxadores de bambu do criado-mudo. Já o papel de parede na cor areia foi um recurso para aquecer o quarto e complementar as referências marítimas.

Projeto, Bia Pupo; papel de parede, almofadas azuis com tecido Ralph Lauren, Celina Dias; cortina e móveis, Casa Mineira; cadeira, Armando Cerello; almofada listrada, par de vasos e duvet King Blue Marine listrado e fronhas listradas Blue de Chine, Blue Gardenia; almofada da poltrona, Le Lis Blanc Casa; abajur e cúpula listrada, Zull; buquê de rosas, The Flower Power.



CAMINHO DAS BORBOLETAS
A luz que perpassa a cortina de voile entra em abundância pelo quarto da filha da designer de interiores Bia Pupo. Lá dentro, as borboletas estampadas nos tecidos traduzem com simplicidade as sensações desejadas: alegria, leveza e, claro, muito frescor. Além do uso abundante de cores, a presença marcante do branco foi um segundo artifício utilizado pela designer para deixar o espaço de descanso e estudo tão refrescante quanto uma brisa de verão. Para isso, a madeira da cama recebeu uma demão de tinta clara e a família optou por um carpete igualmente alvo.

Projeto, Bia Pupo; marcenaria, Dimensão; carpete, Casa Fortaleza; tecidos, Donatelli; almofada estampada rosa, Hits; luminária, Lustreco; cadeira, Quartos & Etc; criado-mudo, Casapronta; cama, Babylandia; cortina e colchas confeccionadas com tecido Bibba Devoré, Donatelli; demais objetos, acervo pessoal.



ASAS PARA A CRIATIVIDADE
Cores claras, formas leves e um sutil toque urbano permeiam este quarto de uma menina de 8 anos. O clima refrescante do ambiente pode ser sentido logo nas paredes, que receberam uma mistura de papéis e lambris arredondados de madeira. O gosto da moradora por animais também pautou a escolha dos objetos decorativos. Para completar, Moreno projetou um suporte aberto para a televisão, impedindo que o aparelho pesasse na decoração. “A estrutura esconde os componentes de fiação que vêm do piso”, explica.

Projeto, Moreno Interiores; marcenaria, Dumobili; tecidos, Regatta Tecidos e acervo; cortina, almofadas e colchas, executadas pela Casa Mineira; cadeira do escritório, Vitra; passamanarias, Chacur.

JARDIM DE VERÃO

Orquídeas, móveis de madeira e referências florais convivem harmonicamente no projeto que a arquiteta e decoradora Paloma Cardoso idealizou para o quarto de uma adolescente. Para valorizar a circulação e aumentar o espaço de passagem, a cama foi encostada no canto do quarto. Além de ser baixa e com tablado, ela serve de assento e possui uma bicama acoplada. "Enquanto isso, o painel de bambu fez um contraponto à marcenaria clara e, por ser um elemento natural, potencializou a sensação de refrescância”, descreve Paloma. Aproveitar a varanda no contexto da decoração do quarto foi uma segunda preocupação da profissional, que optou por uma persiana e um cachepô com plantas. “O verde lá de fora consegue entrar pelo quarto e se integrar ao ambiente”, complementa Paloma.


Projeto, Paloma Cardoso; marcenaria, Marcenaria Araucária; colcha queen Botânico, almofadas Bora-Bora e colcha em piquê, Casa Almeida; moringa e placa “Love”, Coisas da Doris.