segunda-feira, 4 de abril de 2011

Charme e aconchego: inverno pede tapetes pela casa

Versátil, o tapete aquece, dá sensação de aconchego e ainda demarca e confere mais cor aos ambientes

Em muitas casas, do norte ao sul do País, é possível ver um tapete ou carpete cuidadosamente inserido na decoração. Com a chegada do clima frio então, eles se tornam elementos de destaque. Versátil, bonito e charmoso, o tapete aquece a casa, dá sensação de aconchego e ainda demarca e confere mais cor aos ambientes.


Há alguns anos eles voltaram com tudo, principalmente os sintéticos e de fibras naturais, segundo informa Gustavo Mera, gerente de marketing da Santa Mônica Tapetes e Carpetes, em São Paulo. Fabricados em novos materiais, cores e tamanhos, cada vez deixam mais para trás a imagem de peças exclusivamente clássicas e, aos poucos, tornam-se mais acessíveis aos bolsos.

Reprodução

"Atualmente, existem mais de 150 tipos, divididos principalmente entre contemporâneos – podendo ser de fibras naturais ou sintéticas –, persas e orientais. Em cada classificação ainda há uma vasta lista de modelos", esclarece o executivo.

É importante ainda saber a diferença entre eles: o carpete é fixado no rodapé e abrange toda a extensão da casa enquanto o tapete apresenta-se em diversos tamanhos e pode ser inserido embaixo de uma mesa, por exemplo, para incrementar decoração.

Reprodução

Os famosos tapetes persas são confeccionados, em sua maioria, com lã. Podem também utilizar seda, além de pelos de cabra e de camelo e fios de algodão. São extremamente duráveis, com preços que podem variar entre R$ 100 a R$ 2 mil o metro quadrado. Não desbotam, mas pedem cuidados especiais, como limpeza com escovas macias. Tapete sintético decorando o ambiente
De acordo com a arquiteta e urbanista Deise Soares, de Novo Hamburgo (RS), os tapetes sintéticos são os mais procurados, por terem preço variado – mais em conta também – e uma gama maior de cores, relevos e formatos. Com tantas opções, é importante ficar atento a algumas dicas para fazer a melhor compra.

Reprodução

A urbanista explica que se o objetivo é deixar o ambiente maior, deve-se optar por tapetes na mesma tonalidade dos móveis. Agora, se o destaque recair sobre a decoração, o ideal é usar peças claras.
Cuidado com as alergias
Outro fator a ser levado em conta na hora de planejar a compra desses itens de decoração é a saúde. "A poeira domiciliar é o principal fator desencadeante de rinite alérgica e até mesmo de asma", alerta a médica Fátima Regina Abreu Alves, presidente da Sociedade Paulista de Otorrinolaringologia.
Não que seja "proibido" ter tapetes e carpetes em casa, caso você ou alguém tenha problemas respiratórios. A médica relembra que, nesses casos, é preciso uma higiene ambiental diária, de preferência com um bom aspirador de pó. "Deve-se também enviar o tapete para lavanderias específicas e submeter o carpete a uma lavagem especial, pelo menos a cada seis meses." Com os cuidados e as dicas em dia, você pode ter um ambiente aconchegante e livre das alergias.


(Fonte: Portal Vital/Unilever)

Nenhum comentário:

Postar um comentário