sexta-feira, 1 de abril de 2011

Portas que integram e isolam espaços são os destaques do apartamento

As portas, pensadas como grandes painéis, são a atração deste apartamento. Fechadas, elas isolam as áreas e dão privacidade. Mas basta abri-las para integrar tudo e receber bem os amigos.Confira quatro portas exclusivas feitas sob medida, e 15 modelos de portas pivotantes para receber com elegância!

Por Danilo Costa e Eliana Medina
Fotos: Carlos Piratininga
Ilustrações: Fabio Flaks

Ambientes unidos e livres de barreiras. Quando comprou este apartamento em São Paulo, em 2003, o engenheiro Renato Vidigal desejava eliminar as paredes entre a cozinha, o living e o home theater. Hoje, com um filho pequeno e a casa ocupada também por babá e empregada, ele e a esposa entendem por que o arquiteto André Leite sugeriu a instalação de portas no projeto de reforma. “Elas isolam os espaços e preservam a nossa intimidade”, pondera o morador. Estrelas de uma obra radical de um ano, os modelos articulados, de correr e pivotantes não são nada acanhados. “Foram planejadas do piso ao teto e fazem com que o pé-direito, de 2,50 m, pareça mais alto”, conta André. Enquanto o escritório de arquitetura se esmerou no desenho dos detalhes, o dono gerenciou e garantiu a qualidade da obra. “Foi um trabalho feito a quatro mãos”, brinca Renato.

Portas de MDF

As portas da cozinha, ao fundo, e do home theater, à direita, são de MDF laqueado, feitas pela Móveis Guarnica, que também executou o piso. A parede atrás do sofá recebeu travertino navona (Pedras Bellas Artes) e o balcão, granito preto. Para iluminá-lo por igual, spots com dicróicas alocados a cada 58 cm.

Esquema das portas

Cozinha: na passagem, a porta pivotante funciona isoladamente. As quatro folhas sobre o balcão de granito (4 mm) se articulam por dobradiças e correm por guias fixadas no trilho embutido no forro. O pivô-guia, preso na pedra e no teto, ajuda a movimentar o conjunto.
Home Theater: se estão fechadas, as portas não deixam passar luz e som graças a um encaixe nas duas folhas. Abertas, elas se escondem nas paredes de alvenaria. A parte da direita também fica embutida no painel (7 cm de espessura) com estrutura de aço e travertino.

Detalhes da reforma

Há poucos materiais no apartamento, o que dá unidade aos espaços e a sensação de amplitude. Os forros foram rebaixados para deixar os ambientes com o mesmo pé-direito: 2,50 m. Tacos de amêndola compõem o piso sem soleiras. “As réguas de 15 a 50 cm de comprimento dão essa cara de mosaico”, diz o dono. Em vez de rodapés, perfis de metal (bunhas) embutidos nas paredes fazem com que elas pareçam flutuar.

Corredor com nicho para cristaleira

No corredor, um nicho de 15 cm de profundidade acomodou a cristaleira. Parafusadas na alvenaria, as pranchas de MDF receberam espelhos. As oito prateleiras, fixadas com cola UV a cada 25 cm, são de vidro temperado. A porta corre em roldanas presas no trilho de inox. Execução da Amaral Vidros.

Planta do apartamento

A cozinha (1) cresceu 30 cm em direção ao quarto de empregada e permitiu criar a bancada em U. Voltada para o living, a área do fogão promove o convívio entre o cozinheiro e os convidados. O banheiro (2) dividido abriu espaço para o lavabo. Já o corredor (3), sem paredes, foi incorporado ao home theater. Com as portas fechadas, os moradores circulam pela ala íntima sem serem vistos por quem está na sala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário