quinta-feira, 7 de abril de 2011

Acerte na decoração! Veja como usar listras corretamente

Peculiares, elas ajudam criar efeitos visuais interessantes e por isso devem ser usadas com cuidado

As listras são um tipo de estampa muito usada na decoração e podem ser aplicadas em diversos locais: pintadas nas paredes, nos revestimentos de parede, pisos, móveis, tecidos e acessórios. Peculiares, elas ajudam criar efeitos visuais interessantes e por isso devem ser usadas com cuidado. Uma aplicação errada pode sobrecarregar o visual e trazer desconforto para quem está no ambiente. Confira abaixo como usar as listras na decoração da sua casa sem cair nos erros mais comuns.

Listras verticais - Na parede fazem o pé-direito parecer mais alto, mas, em compensação, fazem o ambiente parecer mais estreito (do mesmo jeito que faz a gente – quando veste uma roupa com listras verticais – parecer mais altas e por isso, mais magras). Em exagero, o ambiente fica "saturado" e com tendência a estressar quem frequenta o ambiente.

Montagem/One Togo e Casa Abril


Listras horizontais - O ambiente parece mais baixo, mas também mais largo. Em exagero, o ambiente parece "sufocante".

Listras diagonais - Dão "movimento" ao ambiente e conferem um aspecto mais dinâmico. Use com moderação.

Reprodução/Home Sweet Home


É importante destacar o fato de que prateleiras horizontais, por exemplo, tem o mesmo efeito de listras horizontais. Assim como móveis, janelas, divisórias com linhas verticais ou horizontais têm o mesmo efeito das listras.

A cor escolhida também faz diferença! Listras em cores neutras, tom sobre tom, remetem ao clássico, discreto e neutro. Já listras com cores vivas dão um toque de jovialidade em qualquer espaço.

As listras, de maneira geral, podem ser todas da mesma largura e espaçamento ou não. Neste caso, também conferem sensação de movimento e jovialidade.

E as misturas?

Listras com bolinhas causam efeito lúdico e jovial;

Reprodução/Lorena Cavalcanti


Listas com florais são bastante atuais. Remetem a um clima descolado ou romântico, dependendo das cores usadas;

Listras com geométricos podem criar efeitos óticos interessantes, mas também podem cansar os olhos.

Montagem/Signed by Tina e Brabourne Farm


Para facilitar as combinações repita uma mesma cor, que pode ser mais clara ou mais escura (tom sobre tom) em todas as estampas. Repita estampas com coresdiferentes, que combinem entre si, enfim, algo deve existir em comum ou similar em todas as estampas. Isso não é regra, é só uma forma mais fácil de combinar.

(Fonte:Simples Decoração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário