quarta-feira, 4 de julho de 2012

Banheiras em banheiros pequenos

Texto Ana Alice Santos | Fotos Rodrigo Estrella e Divulgação | Adaptação Ana Paula de Araujo

Instalar banheiras em ambientes muito pequenos não é tarefa impossível. Veja como quatroarquitetos deram jeito para transformar esses banheiros em espaços de puro relaxamento:

 

Com ofurô
arquiteta Lucia Helena Bellini precisou adaptar o espaço no banheiro para instalar um ofurô para um senhor japonês. O ambiente, de dimensões predeterminadas, teve o box (0,80 x 1,70 m) dividido em duas partes: a área do chuveiro e a do ofurô. “Como a peça não seria decorativa, o box foi feito com vidro serigrafado branco, ou seja, com aparência fosca, para disfarçá-la quando as portas estivessem fechadas”, explica.

 O espaço de 4,95 m² tem porcelanato 40 x 40 cm no piso e nas paredes, e bancada de mármore crema marfil de 1,90 m de comprimento com duas cubas sobrepostas brancas. O gabinete, de MDF laqueado branco acetinado, conta com cavas para abertura em lugar de puxadores. Para a instalação da peça de fibra de vidro (0,67 x 0,67 x 0,82 m) foi preciso instalar uma torneira com misturador. A manutenção da temperatura da água é feita por meio de um aquecedor/ebulidor fornecido pelo fabricante.


Projeto e execução: Lucia Helena Bellini; ofurô: Kaden; cuba: Deca; pia de mármore: Polo Mármores; piso e parede: Gyotoku.

 

Ideal para relaxar
O ambiente de 5,35 m², reformado pela arquiteta Andrea Pontes, destaca-se pela presença da banheira Jacuzzi. Embora pequeno, ficou confortável e ideal para o relaxamento. “O banheiro não tinha muito espaço. O objetivo da reforma foi trocar os revestimentos antigos e, como tínhamos problema com a falta de área, a solução foi manter o chuveiro sobre a banheira, como era antes”, explica. A banheira foi apoiada em uma base de alvenaria, revestida com mármore branco piguês. Para complementar o ambiente, foram escolhidas pastilhas de vidro para a parede ao fundo.

Abaixo da bancada de mármore branco piguês (1,82 x 0,50 m), dois gavetões de MDF com revestimento de laca branca. “A ideia era ter cestos e espaço para colocar toalhas enroladas, mudando a imagem tradicional de um simples gabinete, trazendo mais requinte”, explica a arquiteta. No piso, porcelanato em peças de 60 x 60 cm deixa o ambiente claro e com sensação de amplitude.

Projeto: Andrea Pontes Arquitetura & Interiores; porcelanato Pamesa Linha Stone Mod. Mármore Cristal (60 x 60 cm), pastilha de vidro Colormix (Linha Cristal HB 77), revestimento Portinari 33 x 66 cm White Plain Lux retificado, metais e louças sanitários Deca Linha Duna, ducha Deca Acquaplus 1990C, acessórios Linha Deca Slim: C&C Avenida Brasil; banheira Jacuzzi Regina G2 sem aquecedor e com cromoterapia: instalação de Nova Hidro; box e espelhos: Marcolino Vidros; acessórios Deca: Fogões Shop; teto de gesso Gypsum acartonado: GKF Gesso.

 

Aconchego na medida
As cores do banheiro projetado pelo arquiteto Arthur Hamer trazem sensação de tranquilidade, especialmente pela iluminação natural, que ajuda a aumentar o ambiente. Os 3,88 m² não impediram ainda que fosse instalada uma hidromassagem (1,50 x 0,76 m), deixando-o ainda mais aconchegante. As pastilhas de vidro que revestem as laterais da peça foram feitas sob encomenda, configurando um mix de tons de rosa e bordô (peças de 2,3 x 2,3 cm).
O nicho para xampus na área da banheira tem 10 cm de profundidade. As pastilhas que o revestem destacam-se diante do porcelanato branco escolhido para a parede.

Projeto: Arthur Hamer Arquitetura e Interiores; revestimento parede (White Plain Matte, 33 x 45 cm): Portinari; porcelanato bancada: Portobello; pastilhas (Pasticor): Rodhis; banheira: Jacuzzi; espelho: Coviserv; marcenaria: Fabbrica Marcenaria.

 

Clima zen
Como colocar um ofurô em um banheiro de 3,84 m²? Pois a designer de interiores Rosely Amábile descobriu a resposta a esta pergunta. Ela aproveitou cada cantinho, utilizando cores e materiais que deixaram o visual harmonioso e leve. “A intenção foi realçar o ofurô e estabelecer ali um canto intimista. Ao mesmo tempo, por se tratar de um espaço pequeno, suavizá-lo com os revestimentos”, explica. Para completar a atmosfera zen do ambiente, a parede ao fundo recebeu cerâmica padrão madeira, resistente à água. A bancada de marmoglass branco é prática para o dia a dia, além de resistente. Para maior amplitude, as duas paredes receberam espelhos.

Projeto: Rosely Amábile; porcelanato padrão madeira (Ecowood Canela): Portobello; revestimento da parede (Glacier White): Portobello; filetes do espelho intercalados, faixa Vetro Vermelho e Transparência Vermelho: Portobello; ofurô tipo spa: Kan Tui Design.


Nenhum comentário:

Postar um comentário