sexta-feira, 1 de abril de 2011

Decoração vertical através de texturas nas paredes

Listras, aspecto rústico ou de tecidos são alguns dos efeitos possíveis na pintura das paredes internas

Com a evolução das tintas, as paredes deixaram de ser apenas as divisórias monocromáticas dos ambientes e passaram a assumir papel decorativo nas residências. Tinturas à base d'água, com menor emissão de poluentes, com repelentes, sem cheiro ou com efeitos de tecidos são algumas das possibilidades disponíveis aos profissionais que trabalham com projetos de interiores. – Os fabricantes perceberam as necessidades do mercado e, hoje, oferecem tintas mais resistentes, com uma grande variedade de cores e acabamentos que permitem resultados mais bonitos e rápidos. Até mesmo banheiros e cozinhas passaram a ter pinturas com diferentes efeitos a pedido dos proprietários – explica a arquiteta Simone Brasil, que fez uso de pintura listrada nas paredes da cozinha de apartamento em Porto Alegre.

textura nas paredes internas pense imóveis

No lugar dos convencionais azulejos, o espaço de 17 metros quadrados tem o recanto de refeições marcado pela pintura em tom palha, com listras nas gamas de pêssego e bege. Para facilitar a limpeza e manter visual aconchegante, a tinta eleita foi a acrílica com acabamento fosco.– Como trabalhamos com a marcenaria neutra, conseguimos ousar um pouco mais nas paredes da cozinha, que ganhou tratamento de área social. E, se os proprietários cansarem das listras, basta trocar a pintura que a decoração é renovada rapidamente – diz Simone.

textura nas paredes internas pense imóveis

O visual de jeans lavado, conquistado com o uso de um rolo especial durante a aplicação, confere descontração de áreas sociais a dormitórios.

textura nas paredes internas pense imóveis

Com microesferas e ingredientes especiais importados da Itália, esta tinta acrílica produz nuanças de claro e escuro, assim como a camurça.

textura nas paredes internas pense imóveis

Criado com o auxílio de uma escova macia, o efeito linho promove suavidade e aconchego ao espaço.

Dicas

> Um bom resultado da pintura depende da preparação da superfície e da correta diluição do produto. A parede deve estar limpa, seca e isenta de gorduras, graxa, mofo e partes soltas.

> Pinturas com efeitos decorativos sempre necessitam de materiais e acessórios adequados para a correta aplicação. Observe as recomendações citadas na embalagem.

> Respeite a ordem para pintar o ambiente. Comece pelo teto, depois vá para as paredes, portas e janelas e finalize com o rodapé.

> De modo geral, as paredes internas aceitam tintas acrílicas, látex e texturas, sendo o acabamento acetinado o mais procurado.

> Para áreas como banheiros e cozinhas, as tintas acrílicas são as mais indicadas, pois permitem que a parede receba limpeza periódica.

> Mesmo em locais pequenos, as texturas podem proporcionar um ambiente agradável e elegante,mas a escolha da cor pode causar a sensação de espaço menor.


Fontes: arquiteta Simone Brasil; Plínio Albuquerque, Especialista em Pinturas Especiais da Tintas Renner; Kleber Tammerik, gerente de Serviços ao Mercado da Suvinil e William Alves da Silva, supervisor de Suporte Técnico da AkzoNobel/Coral.http://revista.penseimoveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário