segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ponto de Equilíbrio

Texto Guilherme Mota| Fotos Paulo Bareta

Antes de retornar ao imóvel onde já havia morado tempos atrás, a decoradora Bya Barros recorreu à ajuda especial da terapeuta ambiental Mon liu para deixar o espaço bem equilibrado e harmonioso.

Arte, estilo e boas energias
Quem conhece sabe que o bom humor caminha ao lado da arquiteta Bya Barros, uma pessoa otimista e contagiante. O que muitos não sabem, entretanto, é que toda essa energia passa, também, pelas influências que o Feng Shui representa em seu cotidiano. “Minhas decorações sempre tendem para o alto astral,e esta técnica milenar vem ao encontro deste objetivo”,conta. Dentro de sua casa não poderia ser diferente. Cada peça foi planejada para proporcionar um lar que tivesse a sua cara,e também onde pudesse viver em paz e harmonia com os dois filhos. Quem ajuda na tarefa é Mon Liu, uma especialista no assunto de colocar as forças do ambiente a favor do convívio de quem mora ali.

Influências variadas
A sala, ampla e espaçosa, é dividida em quatro guás diferentes, nos quais obras de arte, cores e mobiliário foram planejados com cuidado. Logo na frente, na área do Trabalho, livros de design e arquitetura descansam sobre o pufe. No canto da prosperidade, à esquerda, a poltrona Cuore, em formato de coração, ganhou tons de violeta, a cor da transformação, enquanto a lareira e os castiçais, situados no guá do Sucesso, reforçam as energias do elemento fogo, relacionado a esta área. Por fim, no guá dos Relacionamentos, que fica à direita, o segredo está no quadro pintado por Tânia Bulhões, com o tema de um beijo apaixonado. Uma peça como o pufe Vitória Régia, dos irmãos Campana, arremata a decoração e favorece a circulação suave das energias.
Dica: “Conserve bem os tapetes, pois estão relacionados à família e à saúde”, explica Mon Liu. De tempos em tempos, faça uma limpeza física na peça, com lavagem especializada.

Família irradiada com amor
Na sala de jantar, a mesa é o símbolo da união familiar. “Aqui, seu formato circular favorece a interação entre os moradores”, conta a terapeuta. O tampo é feito em vidro de 2,5 cm de espessura, mas o segredo das energias está na base, esculpida em granito pelo artesão José Aurichio, e traz estabilidade para todos da casa. Para completar, o quadro na parede cumpre uma função especial: “A rosa irradia o Amor sobre a família”, completa a terapeuta.
Dica: Se as pessoas na mesa de jantar forem em número menor que o de cadeiras, use alternadamente cada lugar, para equilibrar o fluxo energético. “Cadeiras mais arredondadas criam uma sensação de proteção”, revela Mon Liu. Aqui, Bya usou o modelo Lord Yo, de Philippe Starck.

Clique nas imagens abaixo para ampliar



Reflexao e desapego
É no quarto que a arquiteta tem o seu cantinho mais zen, particular e intimista, mas, nem por isso, menos descontraído. “Na fase em que me encontro, quis brincar com o dia a dia, pois sou o oposto dessa formalidade com a qual brinco no quarto”, conta Bya. Na parede, uma imagem impressa de um rebuscado dossel dá o “it” que cria a sintonia com o romantismo e a nobreza. “Nada mais prático, já que pode ser substituído facilmente se necessário, exercitando o desapego”, ressalta a terapeuta.

Energias femininas
O lavabo é uma homenagem às mulheres, cheio de originalidade. Nas paredes, a coleção de nus remete diretamente às energias do sexo feminino. “Acho que tem um toque sensual e de bom humor”, relata a arquiteta. O lavatório em pedra é um antigo cocho trazido da França, juntamente com a torneira em ferro fundido. “São contrastes interessantes, que instigam as sensações”, conta Mon Liu. “Ao mesmo tempo, o porta-toalhas em formato de escadas é positivo, pois a nossa mente assimila a ascensão, conquistas e realizações”, completa.

Clique nas imagens abaixo para ampliar




Em dia com a espiritualidade
O terraço simboliza a Espiritualidade, as viagens e a justiça e, na casa de Bya, contam com um benefício a mais: os cinco elementos estão presentes neste espaço zen. No ofurô estão o elemento Água e também o Metal, representado na cor branca e no formato circular. Logo ao lado, a bromélia-zebra (Aechmea chantini) simboliza a Madeira e, como o seu formato é triangular, faz referência ao elemento Fogo, presente também nas velas. “A Terra que serve de alimento e suporte à planta é o quinto elemento”, completa Mon Liu.

Fonte das amizades
Integrada ao ofurô, a varanda é o local da casa onde Bya mais se sente à vontade, e um lugar ideal para receber os amigos, com mesas inglesas e cadeiras que reproduzem os modelos dos bistrôs de Paris. A área, situada no guá dos Relacionamentos, ganhou força com a instalação da fonte. “A água remete à purificação, à renovação da vida, ao sangue e às emoções”, explica a terapeuta ambiental. “Os finais de tarde, no bistrô da varanda ou no ofurô, combinados ao barulho da água, uma música relaxante, velas e flores, fazem deste ambiente meu predileto”, revela a decoradora. Como neste guá o elemento é a Terra, duas soluções reforçam sua presença no espaço: os vasos com palmeiras, que além da privacidade trazem o elemento em sua base; e o piso cerâmico e artesanal, utilizado em toda a varanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário