segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Paredes - Elas também decoram

Há tempos, as paredes deixaram de ser apenas alvenaria de sustentação e divisão de ambientes. Assumindo espaço importante na composição do décor, elas dão suporte para as mais criativas propostas.

Preto + Espelho
Para o cantinho reservado a receber visitas ficar com mais intimidade, os arquitetos Anderson Leite e Roberta Kassouf planejaram um painel de madeira que fica centralizado na parede de 3,30 m e distante dela 15 cm. Para valorizar a composição, ele foi revestido com papel de parede e faz fundo para o aparador de vidro e metal e o generoso espelho redondo.

Projeto de Anderson Leite e Roberta Kassouf - Foto Alexandre Dotta
Canjiquinha
A parede de pouco mais de 3 m da largura recebeu revestimento de pequenas pedras de mármore
(estilo chamado de canjiquinha), fazendo uma interessante conexão entre os elementos existentes no espaço. A assimetria que o recurso desenha quebra a sensação de monotonia que uma parede inteira branca poderia causar. A iluminação focada ressalta a beleza das pedras.

Projeto de Carol Milliet, Milena Grieco e Heloisa Samaia- Foto Alexandre Dotta
Madeira e Tijolos
O pé-direito duplo faz toda a diferença para o resultado elegante da sala de estar. Na parede da lareira, ripas largas de madeira de demolição recebem a delicadeza de orquídeas em dois tons de rosa, presas a fibras de coco. Acima da cortina, os tijolos aparecem de forma rústica. Além disso, o piso combina pedra portuguesa e madeira.

Projeto de Gerson Dutra de Sá- Foto Márcio Alves de Souza (divulgação)
Jardim Vertical
Na sala de jantar, a área recuada atrás da mesa ganhou a exuberância das folhagens de samambaias e begônias, que não deixam nem mesmo um pedacinho da alvenaria exposto. Ana
Mitzakoff tratou a parede com betume antes da instalação do painel com fibras de coco, para que a umidade não afetasse a estrutura. Ao lado, madeira do chão ao teto.

Projeto de Ana Mitzakoff- Foto Adriana Barbosa
Reflexos e Delicadeza
Na sala integrada, a harmonia de cores é ressaltada pelo espelho que reveste a parede da sala de jantar. De uma parede a outra, ele duplica a suavidade das peças e deixa a claridade mais evidente. Já para o living, apenas um toque discreto de cor. O adesivo de flor veio na mala da moradora, na volta da viagem à cidade de Wiesbaden, na Alemanha.

Projeto de Débora Broner e Amit Wjuniski- Foto Adriana Barbosa
Jogo Geométrico
De tons terrosos e texturas variadas, as salas de estar e de jantar combinam trabalhos distintos nas paredes. Em frente ao sofá, a alvenaria irregular recebeu placas de madeira cortadas em filetes, dando um efeito de tijolinhos. Atrás da mesa de jantar, lâminas de carvalho americano revestem o painel de MDF. Para arrematar, tinta no tom V101 (entre cinza e bege), da Sayerlack.

Projeto de Gislene Lopes- Foto Divulgação
Dourado com Textura
A semelhança do papel de parede com couro faz com que o olhar observe atentamente o material de tom dourado. O revestimento faz cenário para uma interessante combinação de elementos, que vai do rack de madeira de demolição ao acrílico da cadeira Eiffel, de Charles e Ray Eames. A ideia dispensa um painel para acomodar a TV de 47 polegadas.

Projeto de Danielle Schmaedecke- Foto Divulgação
Concreto
O contraste da obra abstrata e muito colorida com o cinza do cimento queimado chama toda a atenção para aquele cantinho. Cobrindo todas as paredes da ampla sala, o material quebra as
pontuações rústicas da decoração, ao mesmo tempo em que reforça a atmosfera urbana com os objetos pretos e as cadeiras de acrílico de Philippe Starck na sala de jantar.

Projeto de Ricardo Caminada- Foto André Witner

Nenhum comentário:

Postar um comentário