segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pequenas reformas, grandes mudanças

Texto Guilherme Mota
Quer mudar o astral da sua casa sem precisar reformar tudo? Combine criatividade, bom gosto e mudanças pontuais e consiga resultados impressionantes em todos os espaços do lar. E o melhor, sem muito custo.























1- Espelhos para ampliar
Eles são curingas na decoração. Trazem amplitude e iluminam o ambiente. Além disso, quando bem utilizados, trazem sofisticação e nunca saem de moda, como neste projeto da decoradora Vera Teixeira. Combinado ao revestimento de MDF, o espelho aumentou ainda mais a sensação de espaço no apartamento de 80 m².

Projeto e execução, Vera Teixeira; móveis planejados, Todeschini. Foto Alexandre Dotta.











2 - Nichos para decorar

De marcenaria, gesso, ou mesmo construídos na alvenaria, os nichos têm a vantagem de trazer atenção para um determinado local. Velas, plantas, livros, vasos – tudo cabe nestes pequenos espaços de decorar. Aqui, a designer de interiores Paula Gambier aproveitou a jovialidade do morador – um estudante de economia, para criar inúmeros nichos, tanto embutidos quanto sobrepostos às paredes, que trazem mais movimento para o espaço. O interessante é poder trocar com a frequência que desejar os objetos decorativos.

Projeto, Paula Gambier; iluminação, Puntoluce; tapete, Manufatura; cortinas, Casa Mineira; acessórios, Oficina da Arte, Zona D e By Design. Foto Euclides Yamamoto.




















3 - Roupa nova nas paredes

Cansou do aspecto da parede? Quer dar vida nova para a sala? Os revestimentos permitem transitar entre combinações de cores, texturas e estilos variados e únicos. Todos os espaços da casa podem se beneficiar deste recurso. Esta cozinha, projetada pela arquiteta Luciana Tomas, recebeu um painel laminado texturizado, opção que trouxe higiene e praticidade.

Projeto e execução, Luciana Tomas Arquitetura; armários planejados, Elgin Cuisine; pisos Eliane; eletrodomésticos, Electrolux; bancos e objetos, Etna; mármore, Aluminex. Foto Adriana Barbosa.

















4 - Composição clean

Lidar com os fios dos aparelhos elétricos na sala, no quarto e no home office pode ser mais fácil do que parece. Para computadores, televisores, luminárias e a maioria dos equipamentos, que já têm posições determinadas no ambiente, é possível planejar caminhos para os fios. O segredo é utilizar móveis inteligentes, com espaços e calhas escondidos, como neste projeto da Carmello Arquitetura, que adicionou – sob a bancada de estudos – um painel específico para receber toda a fiação dos equipamentos.

Projeto, Carmello Arquitetura; gesso, Embragesso; marcenaria, Reinaldo Gama; tapete, By Kamy; iluminação, Estiluz; vidraçaria, RB Vidros. Foto Ricardo Novelli.

















5 - Reformar aquele móvel antigo

Dê uma bela repaginada naquele móvel de família e invista em novas cores e texturas, de acordo com seu interesse. Nas mesas, é possível reformar ou trocar os tampos, renovando tons e, também, materiais. O mesmo pode ser feito com poltronas, cadeiras e sofás, que podem receber nova forração, mais atual e sintonizada com as tendências, como nesta sala, reformada pelas arquitetas da AE arquitetura. o sofá, que foi aproveitado da residência anterior do casal, recebeu o apoio de blocos revestidos com espelhos, uma criação sofisticada para renovar o ambiente.

Projeto AE arquitetura; tapetes, Fio sobre Tela; sofá, mesa de centro e poltronas, Breton; iluminação, Light Center; tela, Ilca Braggion; objetos de decoração, Cecilia Dale e Home Marché. Foto Adriana Barbosa.

















6 – Brincar com detalhes na parede

Espelhos de tomada são um exemplo de que os pequenos detalhes podem revelar muito sobre o cuidado com o acabamento da casa. Pequenos, versáteis e muito influentes visualmente, uma simples troca por modelos mais novos e criativos, ou apenas para eliminar espelhos mal afixados e velhos, pode renovar o astral da casa. Aqui, o arquiteto Luiz Grabowsky integrou o pequeno espelho branco, simples, à identidade da parede do quarto, pintada em azul-turquesa com delicadas flores brancas.

Projeto, Luiz Grabowsky; papel de parede, Orlean; cama, Quarto Composto; tecidos, Espaço Multi; roupas de cama e cortina, Oficina 2. Foto Sidney Doll.






















7 - Boas sacadas para as plantas

As sacadas são um espaço excelente para abrigar plantas e trazer mais vibração para a casa. Nesta sacada, a arquiteta Camila Vieira Santos investiu em conforto para passar o tempo junto ao verde, que inclui até uma jabuticabeira. Os sofás Bali, criados-mudos e luminárias criam um clima aconchegante e convidam a um bom momento de relaxamento.

Projeto, Camila Vieira Santos; sofá Bali, aroeira; tecidos; JRJ Tecidos. Foto Rachel Guedes.





















8 - Descobrir o potencial das cortinas

Quando as cortinas surgiram, tinham o objetivo de controlar a luz e proteger do frio. Atualmente, são um importante elemento de decoração e trazem aconchego. Quartos e salas podem ganhar muito com o acessório, como neste projeto de Aline Cobra, que se utilizou de toda a leveza da cortina para completar o estilo clássico do quarto de casal.

Projeto, Aline Cobra; marcenaria, Decor Friend's; tapeçaria, La Belle Bergere; luminárias, Oficinna Design; carpete, Aeropisos. Foto Euclides Yamamoto.


















9 - Rodapés altos e imponentes

Os rodapés altos, acima de 20 cm, estão com tudo. Surgem como uma nova proposta de divisão do espaço, principalmente para amenizar pés-direitos muito altos, que podem remeter a uma sensação de vazio. Chegam também como forte alternativa para áreas frias e espaços que precisam ser frequentemente lavados, deixando mais prática a manutenção de qualquer ambiente. É o que fez a arquiteta Claudia Schneider neste lavabo, aproveitando o rodapé duplo para facilitar a limpeza.

Projeto, Claudia Schneider; aplicação de fibra na parede, Wall Covering; pastilha de vidro, Vidro Real; espelhos e tampo de vidro, Coveb Vidros; cuba e torneira deca, Art Center. Foto Euclides Yamamoto.




















10 - Encher a casa de luz
Sem agredir os olhos, a iluminação indireta proporciona conforto visual. Embutidos em sancas ou atrás de painéis, é um recurso muito versátil para mudar o ambiente e dar cara nova aos espaços da casa de uma forma delicada e bela, como neste projeto de Domingos Darsie, utilizando lâmpadas sob o painel em marcenaria para criar um efeito cênico.

Projeto de arquitetura e luminotécnico, Domingos Darsie; decoração, Gisele Gaiozo; persiana, Luxaflex; marcenaria, Villa Bella Movelaria; gesso, Gesso Rochedo. Foto Alexandre Dotta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário