sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cimento Transparente: Inovação para construções mais sustentáveis

Não dá pra falar em arquitetura sustentável sem falar sobre os novos materiais de construção: a pesquisa nas universidades e nas indústrias vem gerando inovações nas composições dos materiais, agregando funções e características antes inimagináveis para os produtos!

Um belo exemplo disso, que vai abrir a série sobre materiais inovadores, é o cimento transparente.

O cimento transparente foi criado pelo arquiteto italiano Giampaolo Imbrighi em parceria com a empresa Italcementi. O i.light® (nome oficial do produto) é um painel de concreto com pequenos orifícios, distantes entre dois e três milímetros, que são preenchidos com resina.

Isso possibilita 20% de transparência, possibilitando muita economia de energia elétrica nas edificações. Esse painel pode ser usado nos fechamentos de paredes (substituindo a alvenaria), no piso, escadas, terraços ou como elemento decorativo.


O i.light® ainda é um produto conceitual, mas que já vem sendo aplicado em alguns edíficios institucionais italianos, como o pavilhão da Itália na Expo Shangai 2010. Seu custo é um pouco maior que os painéis de concreto comuns, mas bem menor que os painéis de fibra ótica, que ainda gastam energia elétrica.

Esperamos em breve poder contar com esse material tão inovador aqui no Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário