terça-feira, 13 de setembro de 2011

Simples, barato e charmoso: o cimento queimado pode ser usado em qualquer ambiente

(Foto: Divulgação)

Cimento queimado (Foto: Divulgação)

Cimento, areia, água. A mistura simples há muito deixou de ser usada apenas na estrutura das construções e já assume papel de destaque na decoração. E não somente nos pisos. Ocimento queimado e suas variações já invadiu paredes e até bancadas de pia de banheiro e cozinha, dispensando o uso de outros revestimentos e dando uma solução rústica e barata.

“É um material despojado, econômico, que não sai de moda e fica muito bem se misturado a coisas mais sofisticadas”, diz a arquiteta Patrícia Carvalho, que com a sócia Adriana Valle usou o material numa bancada de banheiro.

Mas para conseguir resultados dignos de mostra de decoração, é preciso ter cuidados na aplicação ou ele pode trincar. Para evitar isso, ensinam os profissionais, é preciso esperar um bom tempo para secagem. Cerca de 15 dias. E é preciso ficar atento também à correta quantidade de água. A espessura da mistura de cimento, areia e água gira em torno dos 30 milímetros e deve ser aplicada sobre o contrapiso, ou embolso (no caso das paredes). Só depois, polvilha-se o pó de cimento por cima. Para um bom resultado, escolher um profissional que saiba realmente trabalhar com o material é essencial.

09_mvg_bem_cimento1ok

As trincas e manchas (típicas do produto), contudo, podem até ser um charme a mais no projeto, como no caso da ?Cozinha do rapaz?, ambiente da mostra Morar mais por menos que recebeu o revestimento de cimento queimado em uma de suas paredes.

Já quem prefere uma solução mais homogênea, pode optar pelo tecnocimento. O produto é um pouco mais caro, mas tem uma aplicação mais simples e até 16 opções de cores. É vendido em kits já prontos.

“Por ter adesivo acrílico em sua composição, ele tem mais elasticidade e, por isso, não trinca como o cimento queimado”, defende Eduardo Moraes, representante da NS Brasil, empresa que fornece o tecnocimento.

Em ambos os casos, a manutenção não dá trabalho. Basta lavar com água e sabão neutro. É ou não simples e barato?


Fonte: http://www.zap.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário