sexta-feira, 25 de março de 2011

Terraço de Abruzzo

O esplendor da região de Abruzzo se resume do alto do Castello Di Semivicoli, pertencente ao grupo Masciarelli


Por Arnaldo Grizzo

divulgação
Castello foi completamente reformado e tornou-se um hotel de luxo com apenas 11 quartos

Semivicoli é uma vila, que pertence à cidade de Casacanditella, na província de Chieti, e fica 365 metros acima do nível do mar. De lá, podese apreciar a beleza do monte Maiella (dito também Majella, conhecido como a montanha sagrada, ou montanha mãe, uma das regiões mais altas dos Apeninos) com seu topo coberto de neve e o azul inebriante do mar Adriático. Perto de San Martino sulla Marrucina e Guardiagrele, o Castello di Semivicoli nasceu em uma parte da Itália, onde o ritmo das estações e a sensação de simplicidade ainda são fundamentais: Abruzzo.

San Martino sulla Marrucina e Guardiagrele são duas pequenas comunas de Abruzzo. Sobre Guardiagrele, o poeta e dramaturgo italiano Gabriele D'Annunzio escreveu como sendo "o Terraço de Abruzzo", por sua maravilhosa vista das montanhas de Maiella.

Construção data dos séculos XVI e XVII e sua posição permite ver tanto os apeninos quanto o mar Adriático

De castelo a hotel
Foi nesse ambiente que Gianni Masciarelli fundou sua adega, em 1981. O Castello di Semivicoli, transformado em um hotel de alto luxo, é um dos pontos centrais de sua empresa. O antigo palácio do Barão Semivicoli fica sobre uma colina entre o rio Foro e a torrente Dendalo, na província de Chieti. A impressionante estrutura - que já foi de posse de um convento de freiras, produtoras de cera de vela, bem como do Barão Perticone - foi construída entre séculos XVI e XVII. Contudo, as primeiras documentações sobre o castelo datam do século XIX, quando ele já era dos lordes Valignani, de Chieti, que o dominaram durante 200 anos.

O castelo foi adquirido em 2004 por Gianni (influenciado pela esposa, Marina Cvetic), que o reformou e fez dele mais do que simplesmente um hotel, um lugar de visita obrigatória em Abruzzo para quem quer relaxar e aproveitar o que há de melhor no clima da região. São apenas 11 quartos que misturam extrema elegância com um toque sutil de rusticidade medieval, tanto que todos os quartos possuem lareira.

Gafotos: divulgação
Gafotos: divulgação
Reforma do arquiteto Lelio Oriano di Zio manteve as principais características do lugar, assim como móveis originais e tonéis de vinho de 1817


Ao redor de Abruzzo
A reforma foi empreendida com a ajuda do arquiteto Lelio Oriano di Zio. As obras mantiveram a estrutura pomposa do castelo e, ao mesmo tempo, deram um tom de modernidade e conforto para receber os hóspedes, sempre com a preocupação de interferir o mínimo possível - tanto que móveis originais foram preservados.

Castello di Semivicoli fica sobre uma colina entre o rio Foro e a torrente Dendalo, na província de Chieti

Quem entra pelo grande pórtico chega logo a dois grandes salões: a antiga cozinha e a "Stanza del Peccato" (sala do pecado), uma passagem estreita que dá direto em um pátio da antiga capela. A prensa de madeira de óleo de oliva de 1868 foi mantida original, assim como os grandíssimos tonéis de vinho de 1817. Durante o restauro, uma parte subterrânea foi descoberta por acaso e é usada como cave. O jardim interno ainda possui árvores seculares.

O ponto mais alto do castelo é uma suíte do último andar, chamada de Granaio (Celeiro), de 120 metros quadrados, que ocupa o espaço do antigo celeiro do sótão e possui 18 janelas - cuja vista alcança 360o e o visitante pode apreciar tanto o mar Adriático quanto as montanhas. De lá, mais do que observar o mundo ao redor, é possível contemplar o universo ímpar e maravilhoso de Abruzzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário