terça-feira, 10 de maio de 2011

Ponto focal na decoração

Vira e mexe eu e diversos sites e blogs de decoração, arquitetos, designers, artistas, etc usamos o termo PONTO FOCAL. Então pensei em falar sobre este assunto neste post.

Ponto focal, na arte, arquitetura, fotografia e design de interiores é aquele ponto que nos chama a atenção assim que batemos o olho em um quadro ou foto,olhamos um prédio ou entramos um ambiente, decorado ou não.

Uma janela pode ser o ponto focal de uma sala vazia, mas a decoração desta pode enfatizar ou mascarar este ponto focal, criando outro.

Por exemplo: Na sala abaixo, provavelmente o ponto focal, mesmo com a sala vazia, seria a janela circular (como estamos vendo o ambiente por foto, na verdade, não podemos saber, pois o fotógrafo escolheu o ponto focal ao definir o ângulo da foto, mas vamos dizer que estamos olhando o ambiente…). Perceba que toda a decoração que vemos enfatizou a janela - a mesa circular, os bancos, tudo repete, aponta e realça este ponto, inclusive a cor branca. Mas a decoração poderia diminuir sua importância ao invés de enfatizá-la,como na sala ao lado, cuja decoração, usando diversos recursos – linhas horizontais, cores fortes no sofá, persiana horizontal – diminuiu o impacto das altas janelas no ambiente, criando outro ponto focal, que é o sofá.

Veja alguns exemplos em que, ao menos no ângulo visto pela foto, o ponto focal é um elemento da decoração. Vc consegue dizer qual??? (é fácil: É aquele que vc vê primeiro!)

Então, na decoração é importante que nos preocupemos em que os elementos não briguem uns com os outros pela primazia de ser o ponto focal. Isso faz com que o ambiente fique mais harmonioso.

Fotos dos sites e blogs: inspiringinteriors, apartmenttherapy, alifesdesign e decoeuracao

Fonte: http://www.minhacasaminhapaixao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário